Mutirão de limpeza recolhe 148 toneladas de resíduos no bairro Camaquã

02/02/2026 10:33

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizou uma operação especial no domingo, 1°, no Loteamento Cavalhada, bairro Camaquã, Zona Sul da Capital. Do local, que é alvo de descarte irregular de resíduos, foram removidas 148 toneladas de materiais.

Uma equipe formada por 16 garis atuou no mutirão para a retirada dos pontos com acúmulo de sujeira na localidade. O trabalho contou com o auxílio de sete caminhões e uma retroescavadeira.

O diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker, destaca que os plantões aos domingos fazem parte de uma estratégia cuidadosamente planejada para atender os pontos da cidade que demandam maior cuidado. "Estamos direcionando as equipes para os locais com maior registro de descarte irregular, garantindo uma atuação contínua, organizada e preventiva. É importante lembrar que a preservação dos espaços públicos depende diretamente do engajamento da população", ressalta Hundertmarker.

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb). Denúncias sigilosas ou solicitações de coleta de descarte irregular de resíduos (foco de lixo) podem ser encaminhadas pelo sistema 156.

 

Eduarda Echebeste (estagiária) / Supervisão: Andiara de Freitas da Silva

Gilmar Martins