No Dia da Água, DMLU indica os 53 pontos para descarte de óleo na Capital

22/03/2019 08:35

Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta sexta-feira, 22, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), relembra dos pontos para entrega de óleo de cozinha. Ao todo, são 53 locais que recebem esse tipo de resíduo em Porto Alegre, disponibilizados em diversos bairros. 

Os Pontos de Entrega de Óleo de Fritura (PEOF) são uma opção para o descarte correto desse tipo de resíduo. Para saber onde ficam os PEOFs, clique aqui. As empresas conveniadas, Faros e Ecológica, recolhem o material deixado nos pontos para encaminhá-lo ao destino mais adequado. O óleo coletado é reaproveitado para a produção de biodiesel. 

O descarte incorreto do óleo de fritura provoca complicações como entupimentos, além de problemas de drenagem. 

“É necessário que a população tenha consciência de como a destinação imprópria desse resíduo pode causar transtornos e também prejudicar outras formas de vida, principalmente marinhas. Sabendo da importância desse tipo de disposição, o DMLU criou os PEOFs, buscando facilitar e incentivar a população a buscar alternativas de descarte ambientalmente corretas”, ressalta o diretor-geral do Departamento, Renê Machado de Souza.

"Além de impactar nos custos de tratamento da água que consumimos, pequenos gestos, como descartar o óleo de cozinha e outros resíduos corretamente, refletem em mais qualidade de vida para as pessoas. O Dia da Água lembra que as nossas ações diárias influenciam diretamente no cotidiano da cidade e da vida em sociedade", pondera o secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário. 

Por ser menos denso do que a água, o óleo de cozinha forma uma película sobre ela, de forma que não é possível separá-los após o contato. Apenas um litro de óleo é capaz de contaminar um milhão de litros de água, por isso é tão importante que o resíduo tenha uma destinação adequada.

O DMLU integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams). 

 

Laura Maria (estagiária) com supervisão de Andiara Silva

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes