Nova empresa de logística assume a operação da Estação de Transbordo do DMLU

05/11/2024 10:02
DMLU/Divulgação/PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Operação engloba os serviços de gerenciamento de transbordo e transporte de resíduos para o aterro sanitário

A ordem de início dos serviços unificados de logística para o gerenciamento de transbordo e transporte de resíduos sólidos para aterro foi dada na segunda-feira, 4. A empresa Tazay Transportes foi a vencedora da licitação, conforme resultado publicado em agosto deste ano no Diário Oficial de Porto Alegre. O valor máximo do contrato é de R$ 43.898.678,40, com prazo de duração de 12 meses, renováveis por até 60 meses.

A operação engloba a gestão das cargas recebidas na Estação de Transbordo do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), localizada na Estrada Afonso Lourenço Mariante, 4.401, bairro Lomba do Pinheiro, e o envio desses resíduos para a destinação final. O local é a estrutura em que os caminhões da coleta domiciliar e os de limpeza urbana descarregam todos os resíduos de Porto Alegre. Na unidade, eles são pesados e transferidos para carretas, com capacidade de 60m³, e encaminhados para o aterro sanitário, localizado em Minas do Leão, cerca de 100 quilômetros da Capital.

O diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker, ressalta que houve uma ampliação no número de equipamentos previstos para o contrato. "Redimensionamos esta nova logística para o volume de resíduos recolhidos atualmente pelas nossas equipes. Passamos a contar com 33 carretas para realizar o percurso até Minas do Leão, frente às 26 previstas no contrato anterior. Os veículos podem fazer até duas viagens por dia, o que impacta positivamente nessa fase de transição dos trabalhos entre as contratadas."

Transbordo - A Estação serve para reduzir os custos de transporte dos resíduos até o aterro sanitário, devido à maior capacidade volumétrica das carretas. Diariamente, a Coleta Domiciliar do DMLU recolhe cerca de 1.064 toneladas de resíduos orgânicos e rejeito gerados nas residências. Somam-se a esses materiais os resíduos públicos e as cargas recebidas, em que se chega a um total de 1.682,74 tonelada/dia de material enviado para o aterro sanitário. 

 

 

Andiara de Freitas da Silva

Andrea Brasil