Operação especial de limpeza retira 288 toneladas de resíduos em dois dias

29/09/2023 17:21
Pedro Piegas / PMPA
Limpeza Urbana
Ação do DMLU após as chuvas vai se estender pelos próximos dias em áreas afetadas pelos alagamentos

Somente nesta sexta-feira, 29, foram retiradas cerca de 168 toneladas de resíduos, no segundo dia da operação especial de limpeza organizada pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), após as chuvas que atingiram a cidade. Ao todo, somando o trabalho feito na quinta-feira, 28, as equipes de garis já retiraram 288 toneladas de materiais dos locais com possibilidade de acesso. A atividade deverá se estender pelos próximos dias, conforme as águas forem baixando.

O serviço é realizado no trecho 3 da Orla do Guaíba, na avenida Guaíba do bairro Ipanema e no calçadão da praia do Lami. Cerca de 120 garis das seções Centro, Sul e Extremo-Sul do DMLU executam os serviços de raspação do lodo, varrição de resíduos e remoção de materiais acumulados. A ação conta com o auxílio de 13 caminhões e três retroescavadeiras. Os materiais recolhidos são encaminhados para o aterro sanitário em Minas do Leão, distante cerca de 100 quilômetros de Porto Alegre.

De acordo com o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, a mobilização irá continuar pelos próximos dias em outras áreas afetadas pelos alagamentos. “Identificamos e mapeamos os pontos que nossas equipes já conseguem acessar, então aumentamos o efetivo nesses locais para agilizar a limpeza da cidade. Além disso, as equipes do DMLU também seguem trabalhando junto aos demais órgãos para ajudar a minimizar problemas e prestar todo o apoio necessário à população”, ressalta.

"Estamos unindo esforços em todas as áreas há muitos dias e, agora, quando a gente espera que as águas recuem, vamos continuar trabalhando para diminuir os impactos na cidade e para as pessoas, especialmente as que mais precisam", destaca o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi.

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

 

Andiara de Freitas

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes