Operação especial do DMLU emite 101 multas

08/10/2018 15:36
Luciano Lanes /PMPA
Operação especial do DMLU emite 101 multas
Operação de limpeza recolheu seis toneladas de material reciclável

A operação especial de limpeza, feita pelo pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) neste domingo das eleições, 7, recolheu seis toneladas de material reciclável, como folders de candidatos, os chamados “santinhos” e emitiu 101 autos de infração. 

A operação especial foi feita para garantir a limpeza das ruas no primeiro turno das eleições para presidente, governador, senadores, deputados federais e estaduais. "Fico feliz com a redução desta prática, que é uma das piores que existe durante a campanha eleitoral. Houve certo amadurecimento das equipes de campanha, mas lamento que isso continue existindo, já que foram seis toneladas de resíduos retirados das ruas”, destaca o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário. 

Este ano a operação no turno da manhã contou com 98 garis, auxiliados por oito motoristas, em equipes itinerantes, que fizeram a limpeza e varrição em pontos estratégicos, como as seções de maior movimentação da cidade. Entre as 16h e 21h, 298 garis e 12 motoristas trabalharam na limpeza e varrição geral em todas as seções eleitorais. O material recolhido foi encaminhado às Unidades de Triagem (UT’s), onde os trabalhadores comercializam estes resíduos com as indústrias de reciclagem. O valor da venda é revertido para eles mesmos, que estão organizados em uma associação.

O Serviço de Fiscalização (Sefiz) do DMLU atuou durante o domingo, 7, com oito fiscais, distribuídos em quatro grandes regiões de Porto Alegre, onde estavam as maiores seções eleitorais. Os fiscais atuaram na identificação de descartes irregulares de “santinhos” em via pública, com o objetivo de inibir e responsabilizar os infratores. A multa para esse tipo de descarte está em 90 UFM’s, equivalente a R$ 360. Foram emitidos 101 autos de infração e os infratores serão notificados e terão prazo para defesa. O DMLU aconselha, aos candidatos que tiverem sobra de propaganda eleitoral, que a descartem na coleta seletiva ou encaminhem às unidades de triagem conveniadas ao órgão. Veja aqui onde estão localizadas estas unidades. As informações também serão repassadas ao Tribunal Regional Eleitoral.

 

Denise Righi