Plantio feito por crianças dá início à Semana Lixo Zero

24/10/2022 15:03
Douglas Boeira / DMLU / PMPA
Serviços Urbanos
Plantios ocorrem em regiões onde existem focos de lixo

A Semana Lixo Zero iniciou-se nesta segunda-feira, 24, com limpeza e instalação de Plantio Urbano Sustentável na avenida Cruzeiro do Sul, 1697 e na avenida Moab Caldas, acesso 9, vila Cruzeiro. Na limpeza, foi retirada 1,2 tonelada de resíduos diversos e entulhos por equipe do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).

Na avenida Cruzeiro, foram implantadas seis floreiras feitas em paletes. Na avenida Moab Caldas, mais cinco floreiras foram instaladas e utilizadas três toneladas de composto orgânico. Os dois pontos eram locais de descarte irregular de resíduos. Participaram da ação cerca de 30 crianças da Instituição Amavtron, equipe da Subprefeitura Cruzeiro e integrantes do Instituto de Integração Social, além de equipe do DMLU.

Os plantios ocorrem em regiões da cidade onde antes existiam descartes irregulares de resíduos, os conhecidos focos de lixo. Na revitalização dos espaços, são utilizadas floreiras feitas a partir de materiais reaproveitados, como paletes, além de um composto orgânico que é produzido na Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) do DMLU.

Douglas Boeira / DMLU / PMPA
Serviços Urbanos
Cerca de 30 crianças da Amavtron partiparam da ação

A colaboração de moradores, alunos e comerciantes locais é essencial, tanto com a doação de mudas como na participação da construção e conservação da área, contribuindo para a preservação do meio ambiente. "Esta ação é de extrema importância para as crianças, pois muda a ideia enraizada na comunidade de descartar nestes pontos de foco de lixo. Alguns alunos até me falaram que já jogaram lixo ali, agora sabem que isso é errado", destaca o educador social da Instituição Amavtron, Marco Aurélio dos Santos. Para o diretor do Instituto de Integração Social, Jorge Luis Carvalho, é fundamental esta ação de conscientização na comunidade. “O foco de lixo gera muitos problemas como mau cheiro, doenças, etc.”, conclui Jorge.

Semana Lixo Zero – O DMLU segue com atividades de educação ambiental da Semana Lixo Zero até o sábado, 29. Esta semana foi incluída no calendário de eventos de Porto Alegre através da Lei 12.849, de 20 de julho de 2021.

A programação busca promover o debate e a sensibilização sobre a temática dos resíduos sólidos, envolvendo a sociedade civil organizada, a prefeitura, a iniciativa privada, as escolas das redes pública municipal e privada, as universidades e a população em geral. Também pretende propor soluções para redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos sólidos, além de realizar ações educativas como palestras, fóruns, seminários e incentivar o consumo consciente. Um dos principais objetivos da Semana Lixo Zero na Capital é a adoção e implementação da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

“O DMLU está sensibilizando a população e estimulando a sensação de pertencimento do contribuinte na sua cidade, promovendo ações ambientais e de sustentabilidade. Nesta semana do Lixo Zero, pretendemos multiplicar conhecimentos sobre o descarte correto”, destaca o diretor-geral do Departamento, Paulo Marques. 

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).

Cronograma de atividades 

25/10 – Terça-feira 

Onde: Bairro Menino Deus
Endereço: avenida Getúlio Vargas, saindo das proximidades com a esquina da avenida Venâncio Aires, seguindo pela Getúlio até a rua José de Alencar e outras ruas do entorno.
Horário: 9h às 13h
Atividade: Blitz da Educação Ambiental

A atividade, promovida pela Equipe de Gestão e Educação Ambiental (Egea) do DMLU, consiste em fazer abordagens aos pedestres do bairro, orientando como separar e descartar corretamente os resíduos domiciliares e sobre a importância da coleta seletiva de recicláveis. Participarão da blitz garis e educadores ambientais do departamento.

Público-alvo: moradores e comerciantes do bairro Menino Deus  

26/10 – Quarta-feira

Onde: auditório da sede do DMLU
Endereço: avenida Azenha, 631, bairro Azenha
Horário: 19h
Atividade: seminário sobre Gestão de Resíduos, Educação Ambiental e Fiscalização para síndicos de condomínios.
Público-alvo: síndicos de diversos condomínios da Capital 

27/10 – Quinta-feira 

Onde: Praça Brigadeiro Sampaio
Endereço: rua dos Andradas frente à Praça Brigadeiro Sampaio, esquina com rua General Portinho, Centro Histórico
Horário: 10h
Atividade: Ação Lixo Certo

Nesta atividade, serão retirados os resíduos de um contêiner, colocados em cima de uma lona e feita a análise dos tipos de materiais encontrados. O objetivo é mostrar as falhas na separação dos resíduos, visto que estes equipamentos devem receber somente materiais orgânicos e rejeito.

Público-alvo: imprensa e moradores da região 

28/10 – Sexta-feira 

Onde: Bairro Restinga
Endereço: Esplanada da Restinga, na avenida João Antônio da Silveira, Restinga Nova.
Horário: 10h às 14h
Atividade: Blitz da Educação Ambiental

A atividade, promovida pela Equipe de Gestão e Educação Ambiental (Egea) do DMLU, consiste em fazer abordagens aos pedestres do bairro, orientando como separar e descartar corretamente os resíduos domiciliares e sobre a importância da coleta seletiva de recicláveis. Participarão da blitz garis e educadores ambientais do departamento.

Público-alvo: comerciantes e moradores do bairro Restinga. 

29/10 – Sábado 

1 - Onde: Cristal
Endereço: rua Pedro Américo Leal (entre as avenidas Diário de Notícias e Icaraí)
Horário: 10h
Atividade: 

Plantio de mudas nativas em parceria com a empresa Grilo Mobilidade e Tecnologia, que fez a doação. O objetivo é auxiliar na arborização da cidade, contribuindo para uma melhor oxigenação do ambiente da Capital para a redução da emissão de CO2 na atmosfera.

Público-alvo: usuários do aplicativo Grilo e moradores da região 

2 - Onde: 68ª Feira do Livro na Praça da Alfândega, Centro Histórico
Endereço : Praça da Alfândega, Centro Histórico de Porto Alegre
Horário: 10h às 20h
Atividade:

O DMLU estará no estande da Prefeitura de Porto Alegre na 68ª Feira do Livro na Praça da Alfândega. Serão ministradas palestras sobre gestão de resíduos e esclarecidas as dúvidas dos contribuintes sobre separação e descarte correto de materiais.

Público-alvo: visitantes da Feira do Livro de Porto Alegre

A gente vive. A gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

 

Adriana Machado

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes