Plantio sustentável transforma foco de lixo em jardim na Cohab Cavalhada
A comunidade da Cohab Cavalhada, na rua Ênio Aveline da Rocha esquina com rua Paulo Maciel, recebeu o Plantio Urbano Sustentável na manhã desta segunda-feira, 23. A atividade marcou o segundo dia da Semana Lixo Zero do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) que se estende até o sábado, 28.
No local foi feita a limpeza do resíduo descartado irregularmente e implantadas quatro floreiras com composto orgânico e folhagens e uma placa proibitiva de colocação de lixo. “A gente fica muito feliz em ver vocês cuidando da nossa comunidade, mas a população também precisa cuidar e parar de jogar lixo. É uma melhoria para nós mesmos”, diz Juraci de Oliveira, moradora do bairro há 40 anos.
Os plantios ocorrem em áreas degradadas por descartes irregulares de resíduos. Na revitalização dos espaços, são utilizadas floreiras feitas a partir de materiais reaproveitados, como paletes, além de um composto orgânico que é produzido na Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) do DMLU. A colaboração de moradores e comerciantes locais é essencial, com a doação de mudas e participação da construção e conservação da área.
Para o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, a Semana Lixo Zero é uma oportunidade de promover ações sustentáveis na cidade, buscando a sensibilização sobre o tema dos resíduos sólidos. “Vamos disseminar conhecimentos sobre o ciclo de vida do lixo, o que descartar nos contêineres, reutilização de paletes para a produção das floreiras dos plantios sustentáveis e o descarte correto de eletrônicos”, diz.
Semana Lixo Zero - A Semana Lixo Zero promove o debate e a sensibilização sobre os resíduos sólidos. A iniciativa foi incluída no calendário de eventos de Porto Alegre por meio da Lei 12.849, de 20 de julho de 2021. A programação busca envolver a sociedade civil organizada, prefeitura, iniciativa privada, escolas, universidades e população. Também pretende propor soluções para redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos sólidos, além de ações educativas como palestras, fóruns, seminários e incentivar o consumo consciente. Um dos principais objetivos da Semana Lixo Zero na Capital é a adoção e implementação da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).
Terça-feira, 24
Onde: Centro Histórico
Endereço: na Esquina Democrática (rua dos Andradas com avenida Borges de Medeiros) em direção à Usina do Gasômetro
Horário: 9h30
Atividade: Blitz da Educação Ambiental para a correta utilização dos contêineres
A atividade, promovida pela Diretoria de Gestão e Educação Ambiental (DGEA) do DMLU, consiste em fazer abordagens aos pedestres do bairro, orientando como separar e descartar corretamente os resíduos domiciliares nos contêineres e sobre a importância da coleta seletiva de recicláveis. Participarão da blitz garis e educadores ambientais do departamento.
Público-alvo: moradores e comerciantes do Centro Histórico
Onde: Escola Estadual de Ensino Fundamental Ana Neri
Endereço: rua Joaquim Silveira, 738, bairro São Sebastião
Horário: 19h
Atividade: Palestra sobre Gestão de Resíduos, sustentabilidade e meio ambiente
Os participantes receberão noções sobre a classificação dos resíduos em orgânicos, rejeitos e resíduos recicláveis e a necessidade da separação dos materiais. Também aprenderão sobre os impactos que os resíduos mal acondicionados ou incorretamente destinados provocam no meio ambiente.
Público-alvo: moradores dos bairros São Sebastião e Lindóia
Quarta-feira, 25
Onde: Praça Brigadeiro Sampaio
Endereço: rua dos Andradas frente à Praça Brigadeiro Sampaio, esquina com rua General Portinho, Centro Histórico
Horário: 9h
Atividade: Ação Lixo Certo
Nesta atividade, serão retirados os resíduos de um contêiner, colocados em cima de uma lona e feita a análise dos tipos de materiais encontrados. O objetivo é mostrar as falhas na separação dos resíduos, visto que estes equipamentos devem receber somente materiais orgânicos e rejeito. Também será feito um comparativo em relação ao que foi constatado em 2022 na mesma ação.
Público-alvo: imprensa e moradores da região
Onde: Escola Estadual de Ensino Fundamental Ana Neri
Endereço: rua Joaquim Silveira, 738, bairro São Sebastião
Horário: 13h30
Atividade: palestra sobre gestão de resíduos, sustentabilidade e meio ambiente
Público-alvo: professores, alunos e funcionários
Quinta-feira, 26
Onde: bairro Azenha
Endereço: avenida Azenha esquina com rua Freitas e Castro em direção à avenida Carlos Barbosa
Horário: 9h30
Atividade: blitz da Educação Ambiental para a correta utilização dos contêineres
A atividade, promovida pela DGEA do DMLU, consiste em fazer abordagens aos pedestres do bairro, orientando como separar e descartar corretamente os resíduos domiciliares nos contêineres e sobre a importância da coleta seletiva de recicláveis. Participarão da blitz garis e educadores ambientais do departamento.
Público-alvo: comerciantes e moradores do bairro Azenha
Sexta-feira, 27
Onde: bairro Rubem Berta, entrada do Núcleo 35
Endereço: rua Wolfram Metzler, 237, bairro Rubem Berta
Horário: 9h30
Atividade: Plantio Urbano Sustentável
Os plantios ocorrem em regiões da cidade onde antes existiam descartes irregulares de resíduos. Na revitalização dos espaços, são utilizadas floreiras feitas a partir de materiais reaproveitados, como paletes, além de um composto orgânico que é produzido na Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) do DMLU.
A colaboração de moradores e comerciantes locais é essencial, tanto com a doação de mudas como na participação da construção e conservação da área, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Público-alvo: moradores do Núcleo 35 do bairro Rubem Berta
Sábado, 28
Onde: Parque Moinhos de Vento (Parcão)
Endereço: rua Comendador Caminha, s/nº, bairro Moinhos de Vento.
Horário: 9h30
Atividade: drive-thru de coleta de resíduos eletrônicos
A ação será feita em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) e busca promover a destinação correta dos equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo e incentivar a logística reversa. A orientação para as pessoas que desejam descartar os resíduos é que verifiquem quais equipamentos não estão mais funcionando ou estão obsoletos em casa, recolher todos eles e levar até ao local.
Público-alvo: moradores e comerciantes do bairro Moinhos de Vento e bairros próximos.
Lissandra Mendonça