Prefeitura promove 134 plantios urbanos sustentáveis em 2021

05/01/2022 16:04
DMLU/PMPA
SMSURB
Ação ocorre em várias regiões da cidade para combater o descarte irregular de resíduos

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizou 134 ações de plantio urbano sustentável no ano de 2021. Foram utilizadas mais de mil floreiras, feitas a partir da reciclagem de madeiras utilizadas em paletes, e cerca de 120 toneladas de composto orgânico.

Nos meses de julho a dezembro do ano passado houve 60 ações de plantio urbano sustentável. Foram utilizadas mais de 400 floreiras e cerca de 50 toneladas de composto orgânico.

Os plantios ocorrem em várias regiões da cidade onde antes existiam descartes irregulares de resíduos, os conhecidos focos de lixo. “Estamos qualificando os espaços ociosos e convidando a comunidade a ajudar na fiscalização para que tenhamos um descarte correto, uma cidade mais limpa e agradável para se viver”, destaca o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

Utilizando materiais de descarte, como paletes, as floreiras são produzidas pela equipe de marcenaria da Diretoria de Apoio Operacional do departamento. Já o composto orgânico é produzido pelo na Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) do DMLU, a partir de reaproveitamento das podas de árvores e cortes de grama.

Nos locais de implantação dos plantios, a comunidade se apropria do espaço e evita o retorno do foco crônico. A colaboração de moradores e comerciantes locais é essencial, tanto com a doação de mudas e tintas como na participação da construção e conservação da área, contribuindo para preservação do meio ambiente.

“Esse tipo de ação que a prefeitura faz transforma não apenas os lugares onde antes havia foco de descarte irregular. As floreiras dão mais vida e elevam a autoestima das comunidades e incentiva os moradores a cuidarem melhor dos espaços de convivência”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi. 

Solicitações - As solicitações de Plantio Urbano Sustentável executados pela Equipe de Gestão e Educação Ambiental do DMLU podem ser feitas via sistema de atendimento da prefeitura, pelo telefone 156, ou diretamente nas subprefeituras de cada região. Após o pedido, é feita uma avaliação técnica para verificar a viabilidade de implantação do plantio.

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

Jacquelline Jorge (estagiária) / Supervisão: Andiara de Freitas da Silva

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes