Prefeitura renova contrato da Coleta Seletiva

02/10/2018 15:36

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), renova o contrato de Coleta Seletiva com a Cootravipa. A Coleta Seletiva é um serviço essencial para a saúde dos porto-alegrenses e a renovação traz economicidade frente a uma nova licitação. Por esse motivo, o Departamento optou por renovar o serviço por 12 meses. A ordem de início do contrato vigente foi expedida em 28 de setembro de 2015, com possibilidade de renovação por mais quatro períodos de 12 meses, totalizando o máximo de 60 meses. Esta é terceira prorrogação. 

A Coleta Seletiva contempla 100% do município de Porto Alegre e conta com 33 equipamentos distribuídos em atividades diurnas e noturnas, atendendo domicílios, hospitais e empresas. Essa coleta abastece as 17 Unidades de Triagem (UT’s), gerando renda para cerca de 600 triadores. O valor despendido mensalmente é de R$ 823.562,54 com vigência de 28 de setembro deste ano a 27 de setembro de 2019.

Estima-se que em torno de 260 toneladas de recicláveis são descartadas, indevidamente, junto com os orgânicos e rejeitos, e com isso acabam sendo enviadas para  aterro sanitário. O custo total para enviar esses resíduos para o aterro é de aproximadamente R$ 9,3 milhões por ano: “Tal valor poderia ser revertido para o próprio cidadão se ele fizesse a sua parte, que é a separação correta dos resíduosâ€, destaca o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.  “Neste contrato mantemos maior controle e fiscalização sobre os serviços, pois os  caminhões são monitorados via GPS. Em caso de falha da coleta o cidadão pode encaminhar reclamação pelo 156, ajudando na fiscalização da qualidade dos serviçosâ€, reforça o secretário.

Serviço - A Coleta Seletiva recolhe resíduos recicláveis e reaproveitáveis como papel seco, papelão, latas de alumínio, isopor, plásticos, metais, vidros e embalagens longa vida. Todo o material é levado para as 17 Unidades de Triagem da cidade, gerando emprego e renda para os cerca de 600 trabalhadores desses locais. A consulta para verificar os dias e horário do serviço é por endereço completo, não por bairro. Para acessar, clique aqui

Histórico - Desde 7 de julho de 1990, quando iniciou como projeto-piloto no bairro Bom Fim, a Coleta Seletiva foi sendo aperfeiçoada pelo DMLU e tornou-se referência na América Latina. O serviço foi ampliado em setembro de 2015, passando a atender três vezes por semana na maioria dos bairros beneficiados pela coleta automatizada. No restante da cidade, o caminhão realiza a coleta duas vezes por semana. A ordem de início do contrato vigente foi expedida em 28 de setembro de 2015, com possibilidade de renovação por mais quatro períodos de 12 meses, totalizando o máximo de 60 meses.  

Denise Righi