Prefeitura tem reunião com recicladores informais de resíduos recicláveis
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) recebeu representantes dos recicladores informais em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 8. Na ocasião, foram entregues documentações das regiões onde atuam, os autos de infração que receberam e quantitativos recolhidos de resíduos recicláveis. O departamento vai compilar os dados neste mês de junho e vai apresentar propostas para inseri-los no sistema regular de coleta de resíduos recicláveis.
“O grupo reivindica a isenção de multas aplicadas e o direito de coletar recicláveis. Estamos buscando alternativas para regularização destes trabalhadores”, explica Vicente Marques, diretor adjunto do DMLU. “O propósito é oferecer garantias legais para o trabalho dos recicladores, inserindo-os na formalidade, tendo por base um conceito de inclusão social”, destaca o secretário adjunto de Governança Local e Coordenação Política, Luciano Marcantônio.
Atualmente, os resíduos recicláveis recolhidos via Coleta Seletiva são encaminhados às 16 Unidades de Triagem (UTs) regulares da cidade, gerando emprego e renda para cerca de 600 trabalhadores, que estão organizados em associações. Diariamente, o DMLU recolhe nas residências cerca de 1.126 toneladas de resíduos. Desse total, 51 toneladas são de recicláveis recolhidos pela coleta seletiva e as quase 1.100 toneladas restantes são de resíduos orgânicos e rejeito da coleta domiciliar, enviadas para o aterro sanitário.
O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).
Gilmar Martins