Projeto Bota-Fora atende 13 comunidades nesta semana

23/03/2026 09:02
Luciano Lanes / PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Serviço beneficia, a cada ciclo, mais de 240 comunidades em situação de vulnerabilidade social

O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), ocorre desta terça-feira, 24, até a quinta-feira, 26, em 13 comunidades. A ação é realizada a partir das 8h e tem o objetivo de colaborar com o descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares.

Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, entre outros objetos volumosos. Isso evita que material descartado irregularmente obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos. O projeto atende 241 comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Os moradores devem colocar os materiais em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-fora. A divulgação do serviço é feita por meio de cartazes colocados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairro.

Práticas sustentáveis - De acordo com o diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker, a continuidade do projeto em 2026 reafirma o compromisso do município com práticas sustentáveis e com o bem-estar da população. “O Bota-Fora representa uma ação fundamental para promover o descarte responsável de resíduos e fortalecer o laço ambiental nas comunidades. Ao iniciarmos o ano com essa iniciativa, buscamos não apenas reduzir impactos, mas também contribuir para uma cidade mais organizada e segura, evitando danos à infraestrutura da cidade", destaca Hundertmarker.

Programação por comunidades:*

Terça-feira, 24: Figueira (Restinga), Parque Santa Anita (Cristal), Graciliano Ramos (Glória), Casca Alpina (Glória) e Cascata (Glória)
Quarta-feira, 25: Quilombo Silva (Três Figueiras), Túnel Verde (Ponta Grossa), Industriários (Passo D'Areia) e Pereira Franco (São João) 
Quinta-feira, 26: São Judas Tadeu (Partenon), Pitinga (Pitinga), D'Ãvila (Jardim Floresta) e Frei Caneca (Boa Vista).

*O DMLU esclarece que o programa Bota-Fora é realizado em comunidades. Os bairros são colocados entre parênteses para facilitar a localização.

Ecopontos - Além do Bota-Fora, o descarte desses materiais pode ser feito diretamente em uma das Unidades de Destino Certo (UDC) do DMLU. As UDCs, também chamadas de Ecopontos, recebem madeira, móveis velhos e entulhos e estão estrategicamente distribuídas pela cidade - veja aqui os endereços. Para quem tem dificuldade de deslocamento até uma das unidades, ainda há a opção de contratar o serviço de coleta especial, com o orçamento feito pelo sistema de atendimento da prefeitura, o 156.

Para consultar as próximas comunidades a serem atendidas pelo primeiro ciclo do Bota-fora em 2026, clique aqui. O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

 

Eduarda Echebeste (estagiária) / Supervisão: Andiara de Freitas da Silva

Andrea Brasil