Projeto Linda Orla Limpa acontece s√°bado em Ipanema

28/01/2023 07:44
Léo Contursi/DMLU/PMPA
Serviços Urbanos
Com jogos e brincadeiras DMLU ensina descarte correto

A temporada de praia chegou e com ela a segunda edição do projeto Linda Orla Limpa, que acontece nos sábados de verão nas diversas praias da Capital. No sábado, 28, das 10h às 17h, a atividade de Educação Ambiental do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) ocorre no calçadão da praia de Ipanema (avenida Guaíba, proximidades da rua Leme), bairro Ipanema.

A a√ß√£o tem o objetivo de facilitar a sensibiliza√ß√£o ambiental da popula√ß√£o sobre sustentabilidade e descarte correto. A Equipe de Gest√£o e Educa√ß√£o Ambiental (Egea)¬†estar√° com um estande oferecendo informa√ß√Ķes sobre os servi√ßos do DMLU e o funcionamento das usinas de reciclagem com o aux√≠lio de maquetes de unidade triagem.

Alguns exemplos de materiais recicl√°veis e jogos pedag√≥gicos, assim como panfletos informativos e adesivos sobre a correta segrega√ß√£o dos res√≠duos, ficar√£o √† disposi√ß√£o do p√ļblico. Tamb√©m ser√£o distribu√≠das sacolas ecol√≥gicas feitas de pl√°stico recicl√°vel para estimular o acondicionamento dos res√≠duos e o¬†descarte correto.

Está de volta na atividade um equipamento que fez muito sucesso na primeira edição do Linda Orla Limpa, o Papa Resíduo. Esta estrutura é um garrafão gigante feito em metal, onde a população usuária da orla poderá colocar seus materiais recicláveis (latinhas de alumínio, sacos, sacolas, embalagens de alimentos, garrafas pet, etc). O Papa Resíduo chama atenção das crianças, que costumam ser as primeiras a jogar o resíduo reciclável dentro da armação de metal.

‚ÄúCom este projeto queremos estimular o sentimento de pertencimento do cidad√£o pelos espa√ßos p√ļblicos de nossa cidade. Somente assim, a orla poder√° refletir a limpeza e conserva√ß√£o que todos queremos e que Porto Alegre merece‚ÄĚ, afirma¬†o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

Cronograma da ação (em caso de chuva o evento pode ser adiado):
28/01 ‚Äď Praia de Ipanema
04/02 ‚Äď Praia do Guaruj√°