Recolhidas cerca de 7 toneladas de eletrônicos em 2018

22/12/2018 08:41
Divulgação / PMPA
limpeza urbana
No último sábado, 15, foram coletados 145 quilos de materiais inutilizados
A Coleta Itinerante de Resíduos Eletrônicos recolheu, entre os meses de fevereiro e dezembro, 6,68 toneladas de resíduos, número quase sete vezes superior ao coletado em 2017, que foi de 958 quilos. Em dias de coleta, o veículo fica estacionado no Lindoia Shopping das 9h às 15h. No último sábado, 15, foram recolhidos 145 quilos de materiais inutilizados.
 
A iniciativa ocorre devido à parceria entre o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), órgão que integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), e a empresa Trade Recycle. A previsão é que os serviços retornem em março de 2019. Foram entregues no local diversos eletrônicos, como TVs, monitores, CPUs, aspiradores, microondas, impressoras, rádios, teclados, cabos e periféricos caídos em desuso. Quando esses resíduos são descartados corretamente, é possível evitar a contaminação com as substâncias perigosas que esses objetos possuem, como chumbo e mercúrio, além de possibilitar o reaproveitamento de suas peças. 
 
A coordenadora de Resíduos Sólidos da Smams, Rosele Neetzow, explica que, quando dispostos em locais inadequados e sem controle, esses materiais causam poluição no solo e nos corpos d´água. Dessa forma, contaminam a flora e a fauna da região, podendo chegar até as pessoas por meio dos elos da cadeia alimentar. ‘’Os eletrônicos estão cada vez mais presentes no cotidiano das famílias e das empresas. Esta parceria entre a iniciativa privada e a prefeitura possibilita que seja dado o destino correto a estes resíduos, inclusive com sua possível reutilização pela indústriaâ€, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.
 
A correta conservação e a disposição adequada evitam a extração de recursos naturais, possibilitam o destino mais nobre dos equipamentos e preservam a saúde pública. Além da Coleta Itinerante, Porto Alegre também possui nove pontos fixos destinados ao recebimento de materiais eletrônicos. Clique aqui para verificar quais são os locais para esse tipo de descarte.
 
Resíduos não recolhidos pela Coleta Itinerante de Eletrônicos: toner, CDs, disquetes, fitas cassete, gabinetes de computadores sem componentes, lâmpadas e pilhas.

 

Coleta Itinerante de eletrônicos em 2018:

24 de Fevereiro

3.368 quilos

7 de Abril

1.658 quilos

30 de Junho

634 quilos

25 de Agosto

544 quilos

27 de Outubro

478 quilos

15 de Dezembro

145 quilos


 

 
 

  

 

Tassiane Costeira (estagiária)/Supervisão: Andiara Freitas

Andrea Brasil