Semana Cidade Limpa: rua do bairro Cristal com foco de lixo ganha limpeza e plantio sustentável

20/05/2021 12:30

 

Adriana Machado / DMLU PMPA
LIMPEZA URBANA
Rua Dona Cristina recebeu seis floreiras com plantas ornamentais e uma muda de pitangueira

A rua Dona Cristina esquina Cruzeiro do Sul, bairro Cristal, recebeu limpeza geral e revitalização com Plantio Urbano Sustentável na manhã desta quinta-feira, 20. A ação faz parte das atividades da 16ª Semana Cidade Limpa. O local é foco crônico de lixo e recebe limpeza rotineira por parte do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).

Foram recolhidas nove toneladas de resíduos descartados irregularmente e feito um Plantio Urbano Sustentável contendo seis floreiras com plantas ornamentais e uma muda de pitangueira, utilizando o composto orgânico produzido pelo DMLU. O plantio tem o objetivo de ocupar espaços que estão sendo utilizados como pontos de descarte irregular, mais conhecidos como “focos de lixo”. Nesta área, o DMLU costumava retirar 20 toneladas de resíduos por semana.

Adriana Machado / DMLU PMPA
LIMPEZA URBANA
Local era foco crônico de lixo há mais de 20 anos

“A prefeitura gasta valores expressivos para recolher resíduos dos focos de lixo. Além desse prejuízo financeiro, temos que encarar a falta de respeito de quem descarta resíduo irregularmente nesta região. Precisamos  do apoio da comunidade para fiscalizar e cuidar da revitalização feita hoje”, afirma o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

“Estamos recuperando este foco de lixo que, segundo moradores, existe há mais de 28 anos. Vamos envolver a comunidade para manter o local limpo e não voltar a ter descarte irregular neste ponto”, destaca o secretário-adjunto de Serviços Urbanos, Vitorino Baseggio.

Para o delegado da Região Cristal do OP, Cristian de Souza Rosa, esta atividade é muito importante, mas o povo local deve se unir para acabar com os focos. “Eu vou cuidar do espaço revitalizado. É muita sujeira que atrai ratos. Eu sempre limpava o local, agora vou me dedicar mais ainda”, relata o morador da casa ao lado do foco, Gladimir de Souza Fagundes.

Cidade Limpa - A Semana, instituída pela Lei Municipal nº 9.922/2006 para o período anual de 16 a 22 de maio, tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a sua responsabilidade em manter a limpeza das ruas, praças, parques e arroios, mas também das calçadas que não são públicas. A comunidade em geral é estimulada a participar das ações que buscam incentivar a educação socioambiental.

As atividades da 16ª Semana Cidade Limpa seguem na Capital até o sábado, 22, com diversas atividades como plantio em Horta Comunitária e entrega das novas instalações da Unidade de Serviço Ipanema.

Programação 

21 de maio – Sexta-feira

9h – Plantio de mudas frutíferas na Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro. Local: Estrada João de Oliveira Remião, parada 12A, bairro Lomba do Pinheiro.

22 de maio – Sábado

9h – Reinauguração da Unidade de Serviço Ipanema e sanitários públicos. Local: avenida Guaíba, 2027, bairro Ipanema, Zona Sul.

 

 

Adriana Machado

Andrea Brasil