Semana Lixo Zero: ação mostra descarte incorreto de resíduos em contêiner

27/10/2022 13:54
Pedro Piegas / PMPA
Serviços Urbanos
Contêiner de orgânicos tinha 40% de material reciclável descartado incorretamente

Na manhã desta quinta-feira, 27, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizou a Ação Lixo Certo dentro da programação da Semana Lixo Zero. A atividade aconteceu na Praça Brigadeiro Sampaio esquina com rua General Portinho, Centro Histórico.

Com a presença da imprensa e moradores da região, o DMLU retirou os resíduos de um contêiner, específico para disposição de orgânicos e rejeitos, e colocou o conteúdo em uma lona para análise dos materiais. Foram encontradas falhas na separação, visto que cerca de 40% do que foi retirado eram resíduos recicláveis que deveriam ser dispostos para coleta seletiva, que acontece em dias e horários específicos para este tipo de recolhimento. Para saber mais sobre a coleta seletiva em sua rua clique aqui.

O diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, explica que, quando o cidadão descarta incorretamente o reciclável no contêiner de orgânicos, aumenta o gasto com transporte ao aterro sanitário e diminui a renda dos triadores das Unidades de Triagem. “Estamos com esta ação sensibilizando a população sobre a importância do descarte correto, e mostrando que a limpeza urbana é responsabilidade de todos”, conclui.

“Separo meus resíduos há muitos anos mas, infelizmente, percebo no prédio que muitos vizinhos descartam tudo misturado. Ações como esta são importantes para educar a população sobre o tema”, opina Maria Eloir da Silveira, moradora das proximidades da Praça Brigadeiro Sampaio.

Semana Lixo Zero – O DMLU segue com atividades de educação ambiental da Semana Lixo Zero até o sábado, 29. A Semana foi incluída no calendário de eventos de Porto Alegre por meio da Lei 12.849, de 20 de julho de 2021.

A programação busca promover o debate e a sensibilização sobre a temática dos resíduos sólidos, envolvendo a sociedade civil organizada, a prefeitura, a iniciativa privada, as escolas das redes pública municipal e privada, as universidades e a população em geral. Também pretende propor soluções para redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos sólidos, além de realizar ações educativas como palestras, fóruns, seminários e incentivar o consumo consciente.

Um dos principais objetivos da Semana Lixo Zero na Capital é a adoção e implementação da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Cronograma de atividades

28/10 – Sexta-feira

Onde: Bairro Restinga
Endereço:
Esplanada da Restinga, na avenida João Antônio da Silveira, Restinga Nova.
Horário:
10h às 14h
Atividade:
Blitz da Educação Ambiental

A atividade, promovida pela Equipe de Gestão e Educação Ambiental (Egea) do DMLU, consiste em fazer abordagens aos pedestres do bairro, orientando como separar e descartar corretamente os resíduos domiciliares e sobre a importância da coleta seletiva de recicláveis. Participarão da blitz garis e educadores ambientais do departamento.

Público-alvo: comerciantes e moradores do bairro Restinga.

29/10 – Sábado

Onde: Bairro Cristal
Endereço:
rua Pedro Américo Leal (entre as avenidas Diário de Notícias e Icaraí)
Horário:
10h
Atividade: 
Plantio de mudas nativas em parceria com a empresa Grilo Mobilidade e Tecnologia, que fez a doação. O objetivo é auxiliar na arborização da cidade, contribuindo para uma melhor oxigenação do ambiente da Capital para a redução da emissão de CO2 na atmosfera.

Público-alvo: usuários do aplicativo Grilo e moradores da região

Onde: 68ª Feira do Livro na Praça da Alfândega, Centro Histórico
Endereço :
Praça da Alfândega, Centro Histórico de Porto Alegre
Horário
: 10h às 20h
Atividade: 
O DMLU estará no estande da Prefeitura de Porto Alegre na 68ª Feira do Livro na Praça da Alfândega. Serão ministradas palestras sobre gestão de resíduos e esclarecidas as dúvidas dos contribuintes sobre separação e descarte correto de materiais.

Público-alvo: visitantes da Feira do Livro de Porto Alegre

A gente vive. A gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

Adriana Machado

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes