Semana Lixo Zero: DMLU encerra programação com palestra sobre gestão de resíduos

29/10/2021 17:17
Jacquelline Jorge / DMLU PMPA
LIMPEZA URBANA
Dinâmica dos Baldes foi uma das atividades que ajudou a esclarecer dúvidas sobre a separação correta de resíduos

As atividades promovidas pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) na Semana Lixo Zero encerraram hoje, 29, com palestra na Escola Municipal de Educação Infantil Dom Luiz de Nadal, bairro Restinga. A ação, que tratou sobre gestão de resíduos e também teve a Dinâmica dos Baldes, foi dirigida a professores e funcionários da instituição. A Semana foi incluída no calendário de eventos de Porto Alegre pela Lei 12.849, de 20 de julho deste ano. 

"A separação de resíduos é um assunto que gera impacto em várias áreas: ambiental, econômica e social. Por isso, devemos sempre trabalhar para conscientizar sobre a separação e destinação corretas dos resíduos. O ciclo da reciclagem inicia-se em casa, com pequenas atitudes que podem mudar a vida dos moradores da cidade. As atividades educativas em escolas são importantes para fomentar esse assunto entre as crianças e os jovens", afirmou o secretário de Serviços Urbanos (Smsurb), Marcos Felipi Garcia, pasta onde o DMLU está integrado.  

Durante a tarde, funcionárias de apoio da escola puderam tirar suas dúvidas sobre a maneira correta de separar os resíduos, tanto no trabalho quanto em casa. Elas também participaram da Dinâmica dos Baldes, onde foram distribuídos cards com figuras dos materiais gerados diariamente pelas pessoas. O grupo teve que colocar os resíduos nos recipientes adequados. Posteriormente, foi verificado o correto descarte dos mesmos. 

“A sociedade precisa ser sensibilizada para o consumo consciente e a correta separação dos resíduos e se tornar agente ativo de uma cidade sustentável. O DMLU está fazendo sua parte na manutenção e limpeza da cidade, bem como na disseminação de conhecimentos sobre o descarte correto”, destaca o diretor-geral do Departamento, Paulo Marques.

Já na quinta-feira, 28, a programação foi voltada para os alunos da escola. De forma lúdica, eles conversaram sobre a maneira correta de separar os resíduos e a importância de cuidar do ambiente. Participaram cerca de 100 alunos, divididos em duas turmas, respeitando os protocolos de distanciamento social em combate à pandemia da Covid-19. 

“Foi muito importante ter a palestra aqui na escola. A gente tinha uma dificuldade com a separação dos materiais, e as gurias do apoio ficaram bem atentas a palestra, tiraram várias dúvidas”, relata a coordenadora da escola, Claudenise Farias.

Reciclagem - A programação da Semana Lixo Zero busca promover o debate e a sensibilização sobre a temática dos resíduos sólidos, envolvendo a sociedade civil organizada, a iniciativa privada, as escolas das redes pública municipal e privada, as universidades e a população em geral. Também pretende propor soluções para redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos sólidos, além de promover ações educativas como palestras, fóruns, seminários e incentivar o consumo consciente.

Um dos principais objetivos da Semana Lixo Zero na Capital é a adoção e implementação da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). "A questão ambiental não envolve classes sociais, pois todos geramos resíduos. Antes da educação ambiental, é preciso haver a sensibilização sobre o tema”, enfatiza o educador ambiental da Equipe de Gestão e Educação Ambiental do DMLU, Luis Eduardo Nunes.

Jacquelline Jorge (estagiária) / Supervisão: Andiara de Freitas da Silva

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes