Semana Lixo Zero: equipe orienta moradores da Restinga sobre separação e descarte de resíduos

28/10/2022 14:16
Léo Contursi/DMLU/PMPA
Serviços Urbanos
Garis e educadores ambientais do DMLU distribuíram folderes informativos

O quinto dia da Semana Lixo Zero na manhã desta sexta-feira, 28, teve blitz da educação ambiental do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) no bairro Restinga. A equipe percorreu desde a Esplanada da Restinga pela avenida João Antônio da Silveira até a rótula com a avenida Edgar Pires de Castro.

A atividade consistiu em fazer abordagens a comerciantes e moradores do bairro com orientações sobre separação e descarte correto de resíduos domiciliares e a importância da coleta seletiva de recicláveis. Participaram da ação garis e educadores ambientais do DMLU, que distribuíram folderes informativos.

“Durante a Semana Lixo Zero, estamos sensibilizando a população sobre o descarte correto de resíduos e sua importância social e ambiental”, destaca o coordenador da Equipe de Gestão e Educação Ambiental do DMLU, Marco Salinas.

Proprietário de uma fruteira na Restinga há 25 anos, Ari Ongaratti recebeu a equipe da educação atrás do balcão onde costuma conversar com clientes, em especial crianças, sobre material reciclado. “Há muito tempo separamos o lixo seco: latinhas, garrafas, papelão. Ajudamos o meio ambiente. E eu sei que a ação gera renda”, destacou o comerciante. “Cada vez mais vejo o pessoal aqui separando seu lixo”, completou.

Cootravipa – A Cootravipa, empresa parceira do DMLU, realizou oficinas de educação ambiental em conjunto com a UniRitter para alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Brigadeiro Silva Paes, na Zona Sul da Capital, na quinta-feira, 27. A atividade, que integra a Semana Lixo Zero, teve por objetivo difundir a temática por meio de oficinas sobre a preservação do meio ambiente, descarte de resíduos, reciclagem e reaproveitamento dos materiais descartados, ministradas pela professora de arquitetura e urbanismo da UniRitter/ZS e coordenadora do Projeto de Extensão ArqUrb Comunidades Zona Sul, Lívia Falcão.

Semana Lixo Zero – O DMLU segue com atividades de educação ambiental da Semana Lixo Zero até o sábado, 29. A Semana foi incluída no calendário de eventos de Porto Alegre por meio da Lei 12.849, de 20 de julho de 2021.

A programação busca promover o debate e a sensibilização sobre a temática dos resíduos sólidos, envolvendo a sociedade civil organizada, a prefeitura, a iniciativa privada, as escolas das redes pública municipal e privada, as universidades e a população em geral. Também pretende propor soluções para redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos sólidos, além de realizar ações educativas como palestras, fóruns, seminários e incentivar o consumo consciente.

Um dos principais objetivos da Semana Lixo Zero na Capital é a adoção e implementação da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Cronograma de atividades

29/10 – Sábado

Onde: Bairro Cristal
Endereço: rua Pedro Américo Leal (entre as avenidas Diário de Notícias e Icaraí)
Horário: 10h
Atividade: Plantio de mudas nativas em parceria com a empresa Grilo Mobilidade e Tecnologia, que fez a doação. O objetivo é auxiliar na arborização da cidade, contribuindo para uma melhor oxigenação do ambiente da Capital para a redução da emissão de CO2 na atmosfera.

Público-alvo: usuários do aplicativo Grilo e moradores da região

Onde: 68ª Feira do Livro na Praça da Alfândega, Centro Histórico
Endereço : Praça da Alfândega, Centro Histórico de Porto Alegre
Horário: 10h às 20h
Atividade: O DMLU estará no estande da Prefeitura de Porto Alegre na 68ª Feira do Livro na Praça da Alfândega. Serão ministradas palestras sobre gestão de resíduos e esclarecidas as dúvidas dos contribuintes sobre separação e descarte correto de materiais.

Público-alvo: visitantes da Feira do Livro de Porto Alegre

A gente vive. A gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

 

Adriana Machado

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes