UDC Niterói será encerrada em função de obras da avenida Tronco

11/08/2022 13:17
Cristine Rochol/PMPA
SMSURB
Porto Alegre tem mais sete unidades de destino certo espalhadas pela cidade

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) informa que a Unidade de Destino Certo (UDC) Niterói terá suas atividades encerradas na sexta-feira, 12, às 17h. A UDC localiza-se na avenida Niterói, 19, bairro Medianeira.

O encerramento é necessário devido às obras da avenida Tronco, que está sendo duplicada e irá melhorar a mobilidade da região. Uma parte do terreno onde está a UDC será ocupado por uma nova rua junto à Tronco.

As obras de duplicação da avenida Tronco atingiram 80% de execução em julho - com isso, cerca de 6,5 quilômetros já estão prontos para o tráfego na Zona Sul. Dividida em quatro trechos, a duplicação recebe investimento de R$ 129 milhões. 

Outros dois Ecopontos seguirão operando em locais próximos. Os serviços de recebimento de resíduos continuarão disponíveis para a população na UDC Cruzeiro do Sul (avenida Cruzeiro do Sul, 1.445, bairro Cruzeiro do Sul) e na UDC Carvalho de Freitas (rua Professor Carvalho de Freitas, 1.012, bairro Glória). 

As UDCs, também chamadas popularmente de Ecopontos, são locais que se destinam a receber, gratuitamente, resíduos que não podem ser descartados para recolhimento das coletas regulares, domiciliar e seletiva. Para saber qual o endereço mais próximo, clique aqui.

UDCs ou Ecopontos - Os Ecopontos recebem gratuitamente madeira, móveis velhos, colchões, terra, entulho, caliça, cerâmica, sucata de ferro, eletrodomésticos, resíduos arbóreos e diversos materiais que muitas vezes acabam sendo descartados irregularmente em locais públicos. É vedado o recebimento de resíduos orgânicos (exceto de remoção de vegetação ou de podas) ou perigosos tais como lâmpadas fluorescentes e medicamentos vencidos. 

Os Ecopontos têm ainda um Posto de Entrega de Óleo de Fritura (Peof), um Posto de Entrega Voluntária (PEV)  para materiais destinados à coleta seletiva e Posto de Entrega de Resíduos Eletrônicos (Pere). O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

Adriana Machado

Cristiano Vieira