Vila Jardim recebe plantio sustentável

06/11/2018 16:10
DMLU / PMPA
Limpeza Urbana
Foram plantados arbustos e folhagens em floreiras feitas com palets recicláveis

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), órgão que integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), realizou na manhã desta terça-feira, 6, um plantio urbano sustentável na rua General Salvador Pinheiro, 299, bairro Vila Jardim. Foram plantados pequenos arbustos e folhagens em floreiras feitas com palets recicláveis.

O terreno onde foi realizado o plantio apresentava problemas de acúmulo de resíduos desde 2016. Para que a área fosse mantida limpa, o proprietário foi notificado com base no Código Municipal de Limpeza Urbana. Para coibir as irregularidades no local, como o descarte inadequado, o dono do imóvel firmou uma parceria com a Coordenação de Gestão e Educação Ambiental (CGEA) do DMLU.

"O programa Plantio Urbano Sustentável busca reconstruir uma área de descarte incorreto de resíduos, qualificando os espaços públicos com o engajamento da comunidade. A ação de hoje foi uma solicitação do próprio dono da área. Ele havia iniciado uma horta comunitária, que precisa de manutenção. Outras lideranças locais participaram da ação doando mudas e vão auxiliar cuidando do espaço instalado", afirma a coordenadora de Gestão e Educação Ambiental, Patrícia Russo.

O objetivo dos plantios urbanos sustentáveis é ocupar espaços ociosos nas comunidades que eram depósitos irregulares de resíduos. São utilizados, como canteiros e vasos, materiais de descarte, a exemplo de tubos doados de parceiros, os quais não possuem reciclagem, ou seja, seriam destinados ao aterro sanitário. O apoio da comunidade com a mudança de hábitos de descarte também é importante para a manutenção dos locais.

  

 

Andrea Brasil