Ação alerta idosos sobre riscos de acidentes no trânsito
Somente neste ano, até o final de agosto, entre as 50 mortes no trânsito na Capital, 13 pessoas tinham mais de 60 anos; dos 574 feridos por atropelamentos, 302 foram idosos. Esta realidade preocupante motivou uma nova ação da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) envolvendo pessoas da terceira idade para uma circulação com menos riscos de acidentes, atividade realizada na tarde desta segunda-feira, 8, na avenida Sepúlveda, ao lado da Praça da Alfândega. As ações foram realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), com apoio do Sesc e de técnicos de enfermagem da Factum, que verificaram a pressão arterial, além da realização de testes de glicemia.
Agentes da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da EPTC realizaram abordagens, com distribuição de folhetos trazendo orientações para uma circulação com menos riscos de acidentes, principalmente em casos de atropelamentos. “Nós, idosos, devemos prestar muita atenção quando estamos no trânsito, sempre olhar para os lados, cuidar muito com as motos, que são rápidas”, afirma Ieda Teresinha da Silva. “Faço um pedido diretamente para os motoristas do transporte coletivo. Somos mais lentos que as outras pessoas. Tenham mais cuidado com os idosos. Deixem a gente entrar e sair com calma dos ônibus, para não acontecer algum acidente”, pediu Solange da Silva.
Representando a Coordenadoria do Idoso da SMDSE, Silvio Leal, destacou a parceria dos órgãos envolvidos na atividade em benefício da terceira idade. “É um trabalho importante de conscientização do público idoso para a redução da acidentalidade. Os idosos têm o seu tempo na mobilidade. E devem ter consciência dessa realidade para prevenir acidentes”, afirmou. “Somos parceiros nesta ação em benefício dos idosos. A preocupação com a saúde é de todos nós, especialmente deste segmento da população, bastante exposto à acidentalidade no trânsito”, disse a professora da Factum, Glória Grossini.
Pela CEM, Diego Marques, lembrou sobre os riscos de atropelamentos com idosos. “As mortes por atropelamentos nessa faixa etária representam cerca de 1/3 dos acidentes fatais. Eles devem ter todo o cuidado possível nas travessias. E os condutores também precisam se conscientizar sobre esta realidade, uma missão de todos nós para a redução da violência no trânsito”, completou.
Programação
11/10 - Quinta-feira, 11, véspera de feriado, pela manhã, acontecerá a Operação Viagem Segura na Estação Rodoviária, ação em parceria com o Detran e Lions. Passageiros dos ônibus, especialmente idosos, pais e crianças, serão orientados sobre o uso obrigatório do cinto de segurança nas viagens intermunicipais e interestaduais.
12/10 - Na sexta-feira, 12, das 14h às 18h, será realizada a “Escolinha de Bike”, no Parque Marinha, na Festa das Crianças realizada pela prefeitura, por intermédio da SMDSE, Sesc e Fecomércio-RS. Crianças e pais receberão noções sobre o uso adequado das bikes.
17/10 – Na quarta-feira, 17, a partir das 14h, estão previstas atividades educativas na Escola São Francisco Menino Deus, Praça Menino Deus, 77. A ação envolve jovens e adultos.
18/10 - Quinta-feira, 18, das 9h às 11h, na sede da EPTC, rua João Neves da Fontoura, 7, crianças da Escola Municipal Tio Barnabé conhecerão o trabalho dos agentes da Equipe Veicular de Tração Animal (EVTA), que recolhem cavalos vítimas de maus-tratos ou abandonados nas ruas da Capital.
20/10 - Sábado, 20, das 9h às 14h, acontecerá o lançamento da campanha de educação para o trânsito envolvendo pais, alunos e professores do Colégio Anchieta, avenida Nilo Peçanha, 1.521, de acordo com o Projeto Escola Amiga da EPTC.
23 a 26/10 – Na terça-feira, 23, e sexta-feira, 26, será realizado o Curso de Multiplicadores para o Trânsito Seguro envolvendo motoristas, cobradores e demais funcionários das empresas do transporte coletivo da Capital em relação aos cuidados com a circulação dos idosos na circulação da cidade.
31/10 – Na quarta-feira, 31, das 9h às 10h, Dia das Bruxas, ação educativa na Silva Só x Ipiranga com a entrega de balinhas e um folheto aos condutores, com a seguinte mensagem: “Por um trânsito mais doce, com menos travessuras”.
Denise Righi