Ação de volta às aulas reforça importância do uso da faixa de pedestre

27/02/2023 15:45
Rodger Timm/PMPA
Mobilidade Urbana
EPTC realiza ação de volta às aulas com anjos

Três estudantes vestidas de anjos da guarda participaram nesta segunda-feira, 27, da ação de volta às aulas em frente à Escola Rainha do Brasil, no bairro Santo Antônio. Os alunos, junto às equipes de fiscalização e da escola Pública de Mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), conduziram e orientaram pais e estudantes que atravessavam a rua sobre a importância do uso da faixa de pedestre. 

O secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres, e o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, acompanharam a ação. “A educação é um pilar importante para a mobilidade urbana. Assim como nos outros anos, intensificamos as ações nas escolas, pois dentro do Plano de Segurança Viária levar a conscientização sobre a importância de seguir as regras de trânsito para a redução da acidentalidade é uma de nossas prioridades”, destaca Ayres. 

“Essa ação tem como objetivo relembrar aos pais e alunos regras básicas como atravessar na faixa de segurança, não parar em local proibido e utilizar o cinto de segurança. No trânsito todos nós somos responsáveis”, salienta Ramires. 

A ação aconteceu com apoio dos agentes de fiscalização de trânsito e transporte e com a equipe da Escola Pública de Mobilidade que no decorrer da ação conversaram com os pedestres sobre os riscos da travessia fora da faixa e distribuíram material educativo.

Faixa de segurança - Durante 30 minutos as estudantes vestidas de anjos ficaram próximo da faixa de segurança para orientar os pedestres. Placas com dizeres “No trânsito escolha a vida” e “Vem para a faixa” foram mostradas aos motoristas que paravam antes da faixa de segurança para a travessia segura dos pedestres. Além da escola Rainha do Brasil, a operação Volta às aulas da EPTC segue até sexta-feira, 3, em escolas públicas e privadas. 

Plano - As atividades educativas fazem parte do Plano de Segurança Viária Sustentável. Dentro do plano, a revitalização da sinalização viária é uma das prioridades. Para a operação volta às aulas, a EPTC repintou 89 faixas de segurança no entorno de instituições de ensino e segue atendendo priorizando a segurança.

  

 

Aline Rimolo

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes