Ação em escola abre programação educativa em outubro
Mais proteção para as crianças e idosos no trânsito. Esse é o foco principal do conjunto de ações educativas programadas pela prefeitura para o mês de outubro, por intermédio da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O lançamento da programação aconteceu nesta quarta-feira, 3, na Emef Ildo Meneguetti, localizada na zona Norte da Capital, que atende 1.500 alunos, nos turnos da manhã, tarde e noite.
A supervisora da escola, Rúbia Borges, ressalta a importância da parceria com a prefeitura, em continuidade ao Programa Escola Amiga da EPTC. “Neste momento, estamos trabalhando a educação ambiental com os nossos alunos, uma questão que não é restrita apenas aos cuidados com a natureza. Nesse tema certamente está incluído um relacionamento mais saudável entre as pessoas, a preocupação com o outro. Se encaixa perfeitam
ente na mobilidade e, por consequência, irá contribuir para a redução da acidentalidade por um comportamento mais adequado, um trabalho realizado permanente pela EPTC na cidade”, disse.
Além das crianças, a atividade contou também com a presença de jovens, professores e familiares dos alunos, alguns deles idosos, uma faixa etária bastante exposta à acidentalidade no trânsito. Somente neste ano, até o final de agosto, entre as 50 mortes no trânsito, 13 pessoas tinham mais de 60 anos; dos 574 feridos por atropelamentos, 302 foram idosos.
Eduardo Souza de Souza, da Coordenação da Equipe de Educação para o Trânsito da EPTC, afirma que a ação atingiu os objetivos propostos, com a participação de 150 pessoas neste primeiro momento, entre alunos e familiares. “Reforçamos junto aos alunos e seus familiares, incluindo os avós, já que estamos no mês do idoso, de que toda a família deve se envolver com as questões do trânsito. Um deve proteger o outro e assim teremos uma circulação com menos acidentes. Neste trabalho contamos com a colaboração da Associação Nacional de Gerontologia (ANG)”, disse.
Programação
8/10 - As ações prosseguem na segunda-feira, 8, às 9h, no Colégio Santa Cecília, rua Felipe de Oliveira nº 448, com atividades envolvendo professores e alunos para o trânsito seguro. Segue das 13h às 16h30, na avenida Sepúlveda, ao lado da Praça da Alfândega, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Econômico (SMDSE), envolvendo grupo de idosos. Técnicos do Curso de Enfermagem da Factum irão verificar a pressão arterial dos participantes, além da realização de testes de glicemia. Serão distribuídos folhetos educativos, com abordagens sobre dificuldades da terceira idade na mobilidade.
11/10 - Quinta-feira, 11, véspera de feriado, pela manhã, acontecerá a Operação Viagem Segura na Estação Rodoviária, ação em parceria com o Detran e Lions. Passageiros dos ônibus, especialmente idosos, pais e crianças, serão orientados sobre o uso obrigatório do cinto de segurança nas viagens intermunicipais e interestaduais.
12/10 - Sexta-feira, 12, das 14h às 18h, será realizada a “Escolinha de Bike”, no Parque Marinha, na Festa das Crianças realizada pela prefeitura, por intermédio da SMDSE, Sesc e Fecomércio-RS. Crianças e pais receberão noções sobre o uso adequado das bikes.
17/10 – Quarta-feira, 17, a partir das 14h, estão previstas atividades educativas na Escola São Francisco Menino Deus, Praça Menino Deus nº 77. A ação envolve jovens e adultos.
18/10 - Quinta-feira, 18, das 9h às 11h, na sede da EPTC, rua João Neves da Fontoura nº 7, crianças da Escola Municipal Tio Barnabé conhecerão o trabalho dos agentes da Equipe Veicular de Tração Animal (EVTA), que recolhem cavalos vítimas de maus-tratos ou abandonados nas ruas da Capital.
20/10 - Sábado, 20, das 9h às 14h, acontecerá o lançamento da campanha de educação para o trânsito envolvendo pais, alunos e professores do Colégio Anchieta, avenida Nilo Peçanha nº 1.521, de acordo com o Projeto Escola Amiga da EPTC.
23 a 26/10 - Terça-feira, 23, e sexta-feira, 26, será realizado o Curso de Multiplicadores para o Trânsito Seguro envolvendo motoristas, cobradores e demais funcionários das empresas do transporte coletivo da capital em relação aos cuidados com a circulação dos idosos na circulação da cidade.
31/10 - Quarta-feira, 31, das 9h às 10h, Dia das Bruxas, ação educativa na Silva Só x Ipiranga com a entrega de balinhas e um folheto aos condutores, com a seguinte mensagem: “Por um trânsito mais doce, com menos travessuras”.
Denise Righi