Ação motiva crianças para o trânsito seguro
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) mobilizou a garotada do Colégio Vicentino Santa Cecília, bairro Petrópolis, na manhã desta segunda-feira, 8, com jogos educativos sobre comportamento seguro no trânsito e de preservação do meio ambiente. A atividade abriu a programação educativa da EPTC do mês de outubro, que tem foco nas crianças e idosos. Iniciativa da Coordenação de Educação para a Mobilidade, a ação foi direcionada a cerca de 40 alunos de até 10 anos do ensino fundamental, turmas de responsabilidade das professoras Ivelise Kraide e Fabiane Amaral.
A importância da parceria com a EPTC foi destacada pelas professoras como fundamental para a proteção na circulação das crianças: “Esta parceria nos proporciona uma base sólida sobre as questões do trânsito. Somada ao trabalho contínuo desenvolvido na escola, em pesquisas, gráficos e painéis, faz com que os nossos alunos se tornem multiplicadores para uma circulação mais segura junto aos seus pais e familiares. Reforçamos uma mudança de postura, de um comportamento de respeito no dia a dia da mobilidade”, afirma Ivelise Kraide. “Os alunos são curiosos sobre as leis do trânsito, a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança, a necessidade da cadeirinha nos carros, as placas de sinalização, entre outras questões. Todo este trabalho que desenvolvemos com a EPTC só traz benefícios para todos, ainda mais para as crianças, de proteção no trânsito, com menos riscos de acidentes”, diz Fabiane Amaral.
O titular da Coordenação de Educação para a Mobilidade, Diego Marques, lembra que o Colégio Santa Cecília faz parte do Projeto Escola Amiga da EPTC: “Os alunos do Santa Cecília costumam receber informações sobre fiscalização, educação e engenharia de tráfego. Estas informações são repassadas a eles de uma forma bastante atraente e dinâmica. Os jogos de perguntas e respostas sobre questões comportamentais, do que está certo e errado na mobilidade, proporcionam uma intensa participação dos estudantes, resultando em conhecimentos que certamente também serão repassados por eles aos seus amigos e familiares.”
Programação:
Dia 8, segunda-feira, 8, das 13h às 16h30, na avenida Sepúlveda, ao lado da Praça da Alfândega. A iniciativa, feita em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Econômico (SMDSE), envolve grupo de idosos. Técnicos do Curso de Enfermagem da Factum irão verificar a pressão arterial dos participantes, além de realizar testes de glicemia. Serão distribuídos folhetos educativos, com abordagens sobre dificuldades da terceira idade na mobilidade.
Dia 11, quinta-feira, véspera de feriado, pela manhã, ocorrerá a Operação Viagem Segura na Estação Rodoviária, ação realizada em parceria com o Detran e Lions. Passageiros dos ônibus, especialmente idosos, pais e crianças, serão orientados sobre o uso obrigatório do cinto de segurança nas viagens intermunicipais e interestaduais.
Dia 12, sexta-feira, das 14h às 18h, será realizada a “Escolinha de Bike”, no Parque Marinha, na Festa das Crianças realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Sesc e Fecomércio/RS. Crianças e pais receberão noções sobre o uso adequado das bikes.
Dia 17, quarta-feira, a partir das 14h, serão realizadas atividades educativas na Escola São Francisco Menino Deus, Praça Menino Deus, nº 77. A ação envolve jovens e adultos.
Dia 18, quinta-feira, das 9h às 11h, na sede da EPTC, na rua João Neves da Fontoura, nº 7, crianças da Escola Municipal Tio Barnabé conhecerão o trabalho dos agentes da Equipe Veicular de Tração Animal (EVTA), que recolhem cavalos vítimas de maus-tratos ou abandonados nas ruas da Capital.
Dia 20, sábado, das 9h às 14h, ocorrerá o lançamento da campanha de educação para o trânsito envolvendo pais, alunos e professores do Colégio Anchieta, na av. Nilo Peçanha, nº 1.521, de acordo com o Projeto Escola Amiga da EPTC.
Dias 23 e 26 – Na terça-feira, 23, e sexta-feira, 26, será realizado o Curso de Multiplicadores para o Trânsito Seguro, envolvendo motoristas, cobradores e demais funcionários das empresas do transporte coletivo da Capital. Serão abordadas questões relativas aos cuidados com os idosos na circulação da cidade.
Dia 31, quarta-feira, das 9h às 10h, Dia das Bruxas, haverá ação educativa na Silva Só x Ipiranga, com a entrega de balinhas e um folheto aos condutores, com a seguinte mensagem: “Por um trânsito mais doce, com menos travessuras”.
Andrea Brasil