Ações com ciclistas e motociclistas em destaque na agenda da Escola Pública de Mobilidade

08/01/2024 08:41
Pedro Piegas / PMPA
Transporte e Circulação
Atividades visam a conscientizar sobre um trânsito seguro

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulga a agenda de atividades da semana para conscientizar os cidadãos sobre um trânsito mais seguro. As ações são realizadas pela Escola Pública de Mobilidade e direcionadas a adolescentes, crianças, motoristas, empresas, rodoviários e educadores. Ao longo da semana, diversos públicos serão orientados, com destaque para crianças, ciclistas e motociclistas. 

Na segunda e terça-feira, dias 8 e 9, os agentes realizam ação educativa na Ciclovia da Ipiranga com o foco em orientar ciclistas sobre o uso do espaço e também sobre o protocolo previsto em caso de boletim de alerta meteorológico da Defesa Civil. Também na segunda, às 9h30, acontece no Sesc 4º Distrito, no bairro Navegantes, o programa Educação Social e Mobilidade: Dinâmica Criança Segura. A atividade oportuniza a percepção das crianças em relação aos comportamentos seguros e aos problemas de mobilidade através das brincadeiras lúdicas e roda de conversa. 

Na terça-feira, 9, ocorrerá o programa Motociclista Seguro, com atividade nos bolsões de motos, para alertar os motociclistas sobre a importância de se colocarem à frente dos carros nos semáforos.  O objetivo é reduzir o número de acidentes fatais e o número de feridos graves envolvendo esses veículos.

Na quarta-feira, 10, ocorre um passeio do Programa Escola Amiga da EPTC ao Museu de Ciência e Tecnologia, da PUCRS. A Escola Balão Vermelho, do bairro Partenon, foi uma das ganhadoras do Prêmio EPTC que ocorreu em outubro de 2023 e visa a promover comportamentos e hábitos que tornem o trânsito mais seguro, civilizado e humano. 

Na quinta-feira, 11, acontece o Programa Empresa Amiga da EPTC na empresa de ônibus Sopal. Os agentes conversam sobre o uso do cinto de segurança, focados no Código de Trânsito Brasileiro, resoluções do Conselho Nacional de Trânsito sobre equipamento de retenção para crianças e Normas Brasileiras Regulamentadora. A dinâmica contará com óculos simuladores de alcoolemia. Será realizada também a Operação Blitz Bike em pontos com o maior fluxo de ciclistas, como a ciclovia da avenida Loureiro da Silva e ciclovia Vasco da Gama/Irmão José Otão. Os agentes irão alertar os ciclistas sobre a importância da percepção dos riscos, do autocuidado no trânsito, além da utilização de equipamentos de proteção individual, como capacetes, luvas e lanternas.

No sábado,13 , ocorrerá a ação educativa de orientação aos usuários de patinente e bicicletas elétricas no Parque Jaime Lerner (Orla do Guaíba), no bairro Praia de Belas.

Além de iniciativas ao longo de toda a semana, cursos on-line gratuitos são oferecidos no portal de ensino a distância da EPTC, direcionados à segurança no trânsito para diferentes públicos. Os interessados em participar devem enviar e-mail para educ@eptc.prefpoa.com.br.

Segurança Viária - As atividades fazem parte do Plano de Segurança Viária Sustentável que estabelece diretrizes de planejamento e gestão l, com metas para reduzir a acidentalidade no trânsito. Segue os propósitos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua agenda 2030.

Programação:

Segunda-feira, 8
9h30 - Programa Educação Social e Mobilidade, Dinâmica da Criança Segura no Sesc 4º Distrito, bairro Navegantes
15h - Programa Ciclista Seguro, ação na ciclovia da Ipiranga

Terça-feira, 9
9h - Programa Motociclista Seguro, operação Duas Rodas, bairro Glória
15h - Programa Ciclista Seguro, ação na ciclovia da Ipiranga

Quarta-feira, 10
9h - Programa Motociclista Seguro, ação nos bolsões da av. Ipiranga

14h - Programa Escola Amiga da EPTC, passeio Museu da PUC- Escola Balão Vermelho, bairro Partenon

Quinta-feira, 11
11h - Programa Empresa Amiga da EPTC, dinâmica dos óculos simuladores de alcoolemia no trânsito na empresa Sopal, bairro Santa Rosa de Lima

Sexta-feira, 12
10h - Programa Ciclista Seguro, Blitz Bike, ciclovia Vasco da Gama/Irmão José Otão
15h - Programa Ciclista Seguro, Blitz Bike, ciclovia Av. Loureiro da Silva

Sábado, 13
10h - Ação Educativa de orientação aos usuários de patinete e bicicletas elétricas, parque Jaime Lerner (Orla do Guaíba), bairro Praia de Belas

 

Sofia Collin (estagiária) / Supervisão: Aline Rimolo

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes