Estamos migrando o conteúdo do antigo portal da PMPA. Se não encontrar o que está procurando, tente visitar o site antigo (link abre em nova janela).
Transporte e Circulação

Ações educativas da EPTC envolvem 18 mil pessoas no 1º semestre

13/08/2019 18:14

No primeiro semestre deste ano, a Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou 257 ações na cidade, a partir de diversos projetos desenvolvidos para um trânsito mais consciente. Ao todo, 18.293 pessoas foram atingidas diretamente nas atividades, internas e externas, de acordo com os seguintes programas de multiplicação pelo trânsito seguro: Escola Amiga, Instituições Sociais, Grupos de Idosos, Ações Integradas, CFCs, Universidades e De Bike para o Trabalho, além de ações nas ruas em locais de intensa movimentação de veículos e pedestres.

Em visita à CEM, na manhã desta terça-feira, 13,  o vereador Cláudio Conceição (DEM) destacou a importância das ações educativas da EPTC pela redução da acidentalidade. Ele conheceu, também, detalhes do Programa Vida no Trânsito (PVT), realizado em parceria entre EPTC, Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Detran; e o trabalho realizado pela Coordenação de Indicadores e Engenharia de Tráfego (Ciet). “Fiquei impressionado com as ações permanentes de educação para o trânsito, a partir de dados bem fundamentados sobre o perfil dos acidentes mais graves, de acordo com o PVT. Se a fiscalização tem um caráter mais emergencial, em dar limites às pessoas, a educação representa a base de construção para uma mudança de cultura por um trânsito com menos conflitos. E a EPTC está de parabéns pelo eficiente trabalho realizado na mobilidade em Porto Alegre”.

O diretor-presidente da EPTC, Fábio Berwanger Juliano, avalia como extremamente positiva a parceria entre executivo e legislativo por um trânsito mais qualificado e com menos riscos: “Nosso trabalho é absolutamente transparente na mobilidade da Capital. O apoio do legislativo é fundamental nesta missão que é de responsabilidade de todos os segmentos da sociedade, na formação de uma cultura de maior respeito nas relações entre as pessoas, que certamente resultará em preservação da vida, pela redução gradual de acidentes, mortes e feridos”.

Programação - Na quinta-feira, 15, a partir de 10h, haverá uma palestra para alunos do CFC Centauro (av. Antônio de Carvalho 1.487), com orientações preventivas. Para sexta-feira, 16, a partir das 9h30, os agentes estarão na Motoryama (av. Farrapos nº 3.946), com abordagens e distribuição de material informativo de acordo com o Programa Motociclista Seguro. No sábado, 17, das 9h às 11h30, acontecerá uma ação com pedestres nos terminais Parobé e Rui Barbosa, área central, com foco nos riscos de atropelamentos.

 

 

Claudio Furtado

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes