Apresentações de condutor on-line já representam 53% do total na EPTC
Três meses depois do lançamento do processo 100% on-line, mais da metade das apresentações de condutor realizadas por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) são feitas desta maneira. A ferramenta foi lançada em outubro do ano passado para pessoa física a fim de facilitar o serviço ao cidadão de forma sustentável, sem o uso de papel e totalmente eletrônico.
Segundo dados da EPTC, em outubro de 2022, primeiro mês de implementação, 24% dos processos foram enviados por este meio. Em novembro, foram 27% do total de processos e em dezembro, 53%. O diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, comemora que os números estão além da expectativa para o mês e do projetado pela EPTC. “A expectativa era atender de forma on-line entre 20 e 30% no fim do ano passado. Estamos facilitando o dia a dia da população com uso de tecnologia”, destaca Ramires.
No ano passado, foram enviadas 5.900 apresentações de condutor em formato eletrônico, o que evitou que, aproximadamente, 23.600 folhas fossem entregues na EPTC ou enviadas pelo Correio. Isso representa poupar cerca de 2,3 árvores, já que com cada exemplar de eucalipto é possível produzir 10 mil folhas A4.
Pré-requisitos para apresentação eletrônica de condutor (pessoa física):
- O condutor apresentado precisa ter CNH registrada em qualquer estado do Brasil;
- O proprietário e o condutor precisam ter cadastro na Central de Serviços do Detran-RS, autenticado com selo prata ou ouro.
Forma de Solicitação:
- Via internet, por meio da Central de Serviços do Detran-RS (pcsdetran.rs.gov.br);
- Acessar o serviço Infrações/Multas;
- Indicar o condutor (que deve ter cadastro na Central de Serviços);
- Aguardar a confirmação do condutor.
Governo Digital - Em 2022, a Prefeitura de Porto Alegre criou um comitê que trabalha a elaboração do Programa de Governo Digital (PGD), iniciativa que visa a facilitar o acesso a serviços e melhorar a qualidade da gestão pública. Com o PGD, o Executivo Municipal pretende reduzir burocracia, garantir a segurança de dados pessoais, agilizar a arrecadação de tributos, otimizar recursos e tornar a prefeitura mais ágil e eficiente.
Entre os projetos que integram o programa está o Papel Zero, cujo objetivo é introduzir processos digitais e garantir ciclo completo de atendimento ao cidadão na internet, através de sistemas e ferramentas seguros e de fácil utilização. A ação, além de promover avanços tecnológicos, resultará em redução de gastos, melhor classificação e armazenagem de documentos e fará com que a prefeitura esteja alinhada às melhores práticas de sustentabilidade.
Gilmar Martins