Aumento de acidentes com motos alerta para o risco das imprudências no trânsito
A prefeitura registrou, no mês de agosto, 736 acidentes. Desses, 243 envolvem motos, um aumento de 11% em relação ao mês de julho. Também foram registrados, em agosto, três óbitos em acidentes, um a menos que no mesmo perÃodo do ano passado, quando ocorreram 1184 acidentes, sendo 273 com motos.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) alerta para o risco de imprudências ao volante com incidência de mortes, principalmente envolvendo motociclistas, devido ao crescimento dos serviços de entrega a domicÃlio neste perÃodo de quarentena em razão do coronavÃrus. De janeiro a agosto deste ano, foram 17 ocorrências com motos, sendo as vÃtimas 16 condutores e um ocupante. Foram registrados 1807 acidentes com envolvimento de motos no perÃodo, que resultaram em 1739 feridos.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) institui, sobre as normas de circulação e conduta, que os veÃculos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores e, juntos, pela dos pedestres (Art. 29 § 2º).
Os números de acidentes com envolvimento de ciclistas e pedestres, de janeiro a agosto, são:
- Ciclistas: em 2020, foram 114 acidentes, sendo 133 nos primeiros oito meses de 2019. Em agosto deste ano, foram registradas 13 ocorrências, quatro a menos que no mesmo perÃodo do ano passado.
- Pedestres: no mês em que se comemorou o Dia do Pedestre (8 de agosto), foram 34 acidentes, sendo 335 em 2020. O número é 39% menor que o registrado no mesmo perÃodo do ano passado, quando ocorreram 549 acidentes. Â
Fabiana Kloeckner