Bairro Anchieta recebe nova ciclovia e mais segurança na circulação
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa a finalização de mais um trecho de infraestrutura cicloviária para os usuários da mobilidade ativa na Capital. O percurso de 2.460 metros, na avenida Fernando Ferrari, bairro Anchieta, foi demarcado a partir da avenida dos Estados com uma ciclovia unidirecional em cada lado da via, nos dois sentidos, até a rua Vítor Valpírio, seguida por um trecho bidirecional até a rua Fecomércio. A entrega, que resulta em 9.260 metros de infraestrutura cicloviária implantados somente em 2020, totaliza 58,8 quilômetros implementados na Capital.
“Este investimento vai ao encontro de uma tendência mundial de incentivo à mobilidade ativa como uma das principais estratégias do urbanismo para oferecer um distanciamento físico seguro e a prática de atividade física durante a pandemia”, destaca o diretor técnico da EPTC, Marcelo Hansen. Os 14,9 km realizados na atual gestão representam uma ampliação de 33% no espaço reservado para quem utiliza a bicicleta para se locomover ou se exercitar.
A região, com grande volume de tráfego de veículos pesados para o atendimento da Ceasa, também recebeu investimentos para uma melhor circulação de veículos e atenção especial aos usuários do transporte público. Além de novos pontos de parada de ônibus, o projeto contempla a instalação de nova rede de comunicação semafórica dedicada aos seis cruzamentos do trecho, com início de operação nesta terça-feira, 22. Para garantir mais segurança a todos os usuários, houve a inclusão de acessibilidade nas esquinas e nos pontos de parada. A sinalização viária foi redesenhada e as travessias de pedestres revitalizadas, a fim de reduzir a acidentalidade na região.
A implantação é uma contrapartida da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), como obrigação legal pela expansão do complexo da entidade como polo gerador de tráfego, na mesma região.
A iniciativa integra as ações do MobiliPOA, programa de mobilidade que organiza e disciplina os diferentes modais de transporte e circulação da Capital.
Trechos de ciclovia implantados em 2020:
- 2460m - avenida Fernando Ferrari
- 1400m - avenida Plínio Brasil Milano/24 de Outubro
- 1000 - rua Siqueira Campos
- 700m - avenida Mauá
- 200m - avenida Getúlio Vargas
- 1700m - avenida Ipiranga (avenida Salvador França até avenida Cel. Lucas de Oliveira)
- 1300m - avenida Aureliano de Figueiredo Pinto
- 500m - rua Eng. Luiz Englert e avenida Paulo Gama
Total = 9.260 metros
Taís Dimer Dihl