Caminhada abre programação da Semana Nacional do Trânsito

18/09/2018 12:16
Carlos Rohde / Divulgação PMPA
Transporte E circulação
Objetivo é buscar o envolvimento de todos na redução da acidentalidade

Uma caminhada no Acampamento Farroupilha, com a participação de 41 crianças do Ensino Fundamental da Escola Estadual Matias de Albuquerque, marcou, na manhã desta terça-feira, 18, a abertura oficial das atividades educativas da Semana Nacional do Trânsito, que ocorre de 18 a 25 de setembro na Capital. O evento, promovido pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), por intermédio da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM), com foco no envolvimento de todos para a redução da acidentalidade, contou com a presença de representantes do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran), Lyons, Cruz Vermelha e da Federação Gaúcha de Patinagem (FGP). 

O diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti, destacou a importância da participação de todos os segmentos da sociedade para um trânsito com menos conflitos. “Somente aqui no EPTChê, o nosso piquete no Acampamento Farroupilha, já atingimos cerca de 1.500 crianças em ações educativas pelo trânsito seguro. Certamente, elas irão atuar, junto aos seus familiares e amigos, como multiplicadores por uma circulação mais cordial, de respeito às leis do trânsito. Este envolvimento, de jovens e adultos, já garante resultados positivos, e irá contribuir, ainda mais, para a redução da acidentalidade, com menos mortes e feridos, que é o desejo de todos nós”, afirmou.

O representante da CEM, Virlei Pedroso, lembrou que o trânsito é feito por todos. “O trânsito é construído pelas pessoas, para todos. Por isso, devemos nos comprometer nesta missão, de construir uma cultura de maior respeito, cordialidade, sempre lembrando que, antes de tudo, somos pedestres”, disse. A professora da escola Matias de Albuquerque, Cláudia Souza Campos, destacou a importância do evento para os seus alunos. “Nossa escola fica localizada em uma via bastante movimentada, a avenida Juca Batista. Este tipo de ação certamente reforça junto às crianças a importância dos cuidados nos seus deslocamentos, com o respeito ás faixas de segurança, e aos semáforos", concluiu.      

Programação - As atividades educativas da Semana Nacional do Trânsito em Porto Alegre prosseguem às 9h desta quarta-feira, 19, no Piquete EPTChê, com alunos da Escola Estadual Especial Cristo Redentor; e à tarde, 14h, com estudantes da Escola Evarista Flores da Cunha. Às 20h haverá a solenidade de encerramento das ações de educação no Piquete EPTChê, que envolveram cerca de 1.500 alunos neste mês de setembro, além de grupos de idosos.

Passeio – Neste sábado, 22, Dia Mundial Sem Carro, a partir das 9h, até o meio-dia, está previsto um passeio ciclístico pela orla do Guaíba, saída da Praça Júlio Mesquita, imediações da Usina do Gasômetro até o Museu Iberê Camargo, percurso de 11 quilômetros. É uma ação em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT/RS), envolvendo, também, outras instituições inseridas no Grupo Interinstitucional de Cooperação Socioambiental (Gisa). Alunos do Colégio Rosário estarão presentes no evento.  

Seminário - No dia 25, terça-feira, será realizado o Seminário Nacional do Trânsito: Mobilidade Sustentável, Educação e Segurança. O evento, que encerra as atividades da Semana Nacional do Trânsito, ocorre pela manhã e à tarde, no Campus Centro da Ufrgs, avenida Paulo Gama, 110, bairro Bom Fim. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste site. A iniciativa representa uma parceria da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da EPTC, e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Secretaria Municipal da Saúde (SMS); Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) e Universidade Federal do RS (Ufrgs).

Denise Righi