Campanha Pedestre Idoso orienta para mais segurança no trânsito

26/08/2021 16:53
Giulian Serafim / PMPA
Mobilidade urbana
Primeira-dama Valéria Leopoldino participou da ação em frente ao Paço Municipal nesta quinta-feira

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), em parceria com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e o Gabinete da Primeira-Dama, realizou nesta quinta-feira, 26, ação da Campanha Pedestre Idoso 2021, em frente ao Paço Municipal. A atividade integra o Programa Vida no Trânsito, que tem como objetivos reduzir o número de lesões e mortes deste público, alertar a população sobre riscos e sensibilizar os idosos para que desenvolvam o autocuidado quando estiverem em espaços públicos.

Porto Alegre é a cidade brasileira com a maior proporção de idosos entre a população e são eles uma das principais vítimas do trânsito. Em 2020, os idosos representaram 18% dos óbitos, com 12 mortes no trânsito. Desde o início da manhã, agentes de educação para o trânsito distribuíram material pedagógico em frente ao Paço Municipal, no Centro Histórico.

A atividade contou com abordagem de pessoas idosas e da população em geral para informar sobre a importância do autocuidado para evitar sinistros de trânsito. Estudos da EPTC mostram que a vulnerabilidade do idoso no trânsito não é reconhecida por eles e nem por usuários da via. Foram distribuídos panfletos, sacolas ecológicas, lixeiras veiculares e sombrinhas de plástico transparente que permitem melhor visibilidade e, assim, evitam atropelamentos. 

A primeira-dama da Capital, Valéria Leopoldino, disse que as pessoas precisam ter um olhar mais atento e afetuoso com os idosos. “Eles merecem respeito. Temos a responsabilidade de educar e conscientizar a nossa população", afirma. O diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, ressalta as estatísticas envolvendo os idosos em acidentes de trânsito e a postura segura que os condutores devem ter na direção. “Seja como motoristas ou pedestres, precisamos ter atenção e cuidado no trânsito. A responsabilidade é de todos”, completa Ramires.

Orientações preventivas
- Atenção às saídas de garagem
- Cuidado com veículos em marcha à ré
- Ao atravessar a via, olhe para todos os lados
- Use roupas claras para ser visto pelos motoristas
- Evite tapar a visão com sombrinhas e guarda-chuvas
- Não utilize celular porque desvia atenção
- Olhe para os dois sentidos ao cruzar um corredor de ônibus

Ivani Schütz

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes