Começa a ser instalada a nova Área Azul de Porto Alegre
O Centro Histórico de Porto Alegre começou a receber nesta terça-feira, 18, a nova Área Azul da cidade. O prefeito Nelson Marchezan Júnior visitou nesta manhã a rua Sete de Setembro, na altura do número 555, local onde foi instalado o primeiro equipamento e realizada a pintura da sinalização horizontal. O prefeito observou que Porto Alegre está desde 2010 operando os parquímetros de maneira transitória e agora poderá entregar para a população um serviço de qualidade. “A Área Azul democratiza o espaço público e movimenta o comércio. É uma forma de melhorar a vida das pessoas que precisam estacionar e daquelas que querem ver seus comércios lotados”, disse.
A região central concentra 38% dos 220 parquímetros de Porto Alegre e 33% das cerca de 4,2 mil vagas de estacionamento da cidade. Na primeira etapa, chamada de Centro I, serão 726 vagas e 50 parquímetros. O número de vagas representa 18,30% do total das ofertadas em toda a cidade. A previsão é que a etapa seja concluída em 40 dias. Enquanto isso, os antigos equipamentos da região central foram desligados e os agentes de fiscalização orientados sobre a suspensão da cobrança no local.
A empresa Zona Azul Brasil, que vai explorar a área, também realizou a pintura das faixas de segurança, que não fazia
parte do contrato, mas foi um pedido especial do prefeito Marchezan. O diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti, destaca que o serviço está sendo realizado para beneficiar a população: “Esta é uma entrega para Porto Alegre. Teremos uma cidade mais limpa e melhor cuidada”, explicou.
O diretor da empresa, Claudinei Barduque, explicou que Zona Azul Brasil está dando prioridade para sinalização do local e que os cronogramas de entrega devem ser cumpridos: “Uma nova etapa só começa quando termina a anterior. A prioridade é sinalizar o local e deixar em pleno funcionamento. A previsão é entregar o sistema completo em março do ano que vem”, disse.
Funcionalidades:
– Pagamento no equipamento por meio de cartões de crédito, débito, moedas e também por aproximação, conhecida pela sigla NFC (Near Field Communication), dependendo da plataforma bancária do usuário.
– Pagamento por meio de aplicativo gratuito para smartphone com cartões de crédito, débito e boleto bancário. O aplicativo Digipare - Área Azul Digital - é simples e intuitivo. O usuário cadastra os dados pessoais e dos veículos; seleciona o período de estacionamento desejado de acordo com a sinalização local; consulta créditos e bônus que possui; pode utilizar um alarme no App para avisar quando o período comprado irá vencer e, se precisar estender o tempo e as regras da via permitirem, pode comprar novos créditos, sem a necessidade de voltar no veículo.
– Haverá postos de venda credenciados que aceitarão dinheiro para a emissão do tíquete avulso do rotativo.
– Os valores adquiridos nos parquímetros ou pontos de vendas poderão ser ativados por SMS gratuito ou pelo telefone pela central de relacionamento.
– A fiscalização também se atualizou. Agora será realizada de forma eletrônica pela consulta das placas.
Andrea Brasil