ConstruaPOA possibilita maior segurança no trânsito do Jardim Europa

15/07/2020 18:28
EPTC/PMPA
EPTC
Requalificação da intersecção das ruas Dário Bittencourt com Maj. Pompílio da Fonseca foi realizada com doações pelo aplicativo
A melhoria da segurança viária em um bairro da Zona Norte é resultado de mais um projeto desenvolvido a partir de doações da ferramenta ConstruaPOA, desenvolvida pela Prefeitura de Porto Alegre e disponível no aplicativo #EuFaçoPOA*. A requalificação da intersecção das ruas Dário Bittencourt com Maj. PM Antônio Pompílio da Fonseca, no bairro Jardim Europa, teve toda a lista de materiais do projeto doada, com custo de R$ 15 mil reais, pela Associação de Amigos do Jardim Europa. O objetivo é contribuir para minimizar os riscos de acidentes e qualificar a mobilidade em uma região que apresenta grande fluxo de veículos em decorrência dos diversos condomínios residenciais e outros polos de atratividade como shoppings centers, centros empresariais, hospitais (Banco de Olhos e Hospital Conceição) e o Parque Germânia. Conheça o projeto.
 
O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, apoia a iniciativa já implantada em outras regiões da Capital e destaca que o ConstruaPOA é uma evolução do aplicativo da prefeitura, que tem como objetivo aproximar os serviços e as entregas da sociedade, com transparência: “Através da ferramenta, a sociedade tem a segurança de que está doando algo, vendo onde chega e quem se beneficia com a doação”, afirma Marchezan. Pelo aplicativo, o município recebeu a doação de todo o material necessário à implantação do projeto, que inclui 46 balizadores, 98 tachões, cinco placas de aço, quatro postes de aço, 180 litros de tinta acrílica para sinalização viária, 17 litros de solvente e 6 kg de microesfera.
 
Além da nova sinalização viária, uma nova rotatória e novas travessias de pedestres com redução do espaço de transposição (largura das vias) oferecem, através do urbanismo tático, mais segurança a todas as pessoas. “A prevenção de acidentes é o maior benefício obtido pelo disciplinamento viário, a redução da velocidade no trecho e priorização dos espaços para pedestres. E graças à participação da sociedade civil, junto com o município, foi possível implantar esta solução para melhorar a mobilidade da região ”, destaca o engenheiro Marcelo Hansen, diretor técnico da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). 
 
ConstruaPOA - A ferramenta foi desenvolvida pela Procempa, em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) e EPTC. As doações podem ser apenas de material a ser usado na obra ou projeto. Fica vedada a doação em dinheiro, exceto na hipótese de se tratar de doação destinada a projeto ou atividade relacionada à educação para mobilidade. Os doadores podem indicar a destinação específica do bem ou serviço doado, desde que atendido o interesse público. Fornecedores da prefeitura não podem realizar doações. Mais informações no aplicativo #EuFaçoPOA, aba ConstruaPOA. 
 
Para baixar o #EuFaçoPOA 
 
Gustavo Roth

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes