Credencial de motorista idoso pode ser feita pelo portal do Senatran
Os idosos que tenham carteira de motorista podem solicitar a emissão da credencial pelo portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O cadastro do municÃpio foi autorizado pelo órgão nacional, a partir de pedido feito pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Os motoristas que fizerem a solicitação por este meio terão a credencial de idoso incluÃda na CNH digital. “Procuramos o Senatran para dar mais uma opção aos idosos para o encaminhamento da credencial, dando uma opção ágil e prática à queles que desejarem fazer a sua credencialâ€, afirma o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.
Como fazer:
Os usuários interessados devem acessar o portal Senatran neste link e atender aos pré-requisitos para fazer a solicitação de credencial:
- DisponÃvel para o perfil Cidadão.
- Usuário deverá ter conta cadastrada no sistema gov.br e a conta deve ter o nÃvel de confiabilidade selo prata ou ouro.
- O usuário deve possuir 60 anos ou mais e CNH Ativa.
Acesse aqui o manual de como fazer a solicitação. A funcionalidade ainda não contempla a emissão de credencial para pessoas com deficiências, mas o serviço já está sendo estudado para uma futura disponibilização.
Estacionamento - A EPTC ressalta que o pedido de credencial para estacionamento de veÃculo em vaga reservada especificamente a pessoas idosas não isenta o pagamento do ParquÃmetro. O serviço de credencial de idoso realizado pela EPTC é destinado apenas a pessoas residentes em Porto Alegre. Saiba mais aqui.
Lissandra Mendonça