Desafio Microrrevoluções Urbanas recebe inscrições

13/09/2019 11:14
Claudio Furtado/EPTC PMPA
EPTC
Ideia é incentivar debate sobre mobilidade do pedestre idoso e motociclista
Tem uma ideia que possa gerar uma microrrevolução em Porto Alegre? A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) está selecionando essas ideias por meio do Desafio Microrrevoluções Urbanas, que recebe inscrições até 18 de outubro. A iniciativa é liderada pela Coordenação de Educação e para Mobilidade da EPTC, com o objetivo de promover o debate a respeito do tema Mobilidade Urbana – Um Desafio sobre o Pedestre Idoso e o Motociclista, buscando contribuições e ideias para a inovação no setor. Podem participar do concurso equipes compostas por alunos de instituições de ensino superior. 
 
O desafio incentiva a reflexão sobre a qualidade dos deslocamentos e a cidade que se quer construir. A iniciativa está inserida no Projeto Universidades da EPTC, desenvolvido em conjunto com outros setores da sociedade. Representa uma aproximação com a comunidade acadêmica em benefício da mobilidade urbana, além de fomentar o desenvolvimento de projetos contributivos para a prevenção de acidentes e a qualificação da circulação.

A participação é direcionada a estudantes universitários. As equipes devem enviar os projetos – vídeo, áudio, textos, objetos, etc. – e um relatório descrevendo a solução ou ideia proposta. O envio tem como destinatário a Coordenação de Educação para Mobilidade - EPTC, na avenida Erico Verissimo, 100, bairro Menino Deus, Porto Alegre/RS, CEP 90160-181, em envelope ou pacote fechado, com os dizeres “Desafio Microrrevoluções Urbanas” ou via e-mail projetouniversidades@eptc.prefpoa.com.br ou projetoeptcensinosuperior@gmail.com, com o assunto “Desafio Microrrevoluções Urbanas”. Para mais informações, acesse o regulamento aqui.

O desafio está dividido em três eixos:
•Eixo Técnico
Alternativas de infraestrutura, novas tecnologias, sinalizações, equipamentos entre outras intervenções que possam minimizar os riscos para estes dois perfis;
•Eixo Comunicação
Campanhas publicitárias, ações, vídeos, entre outras estratégias para sensibilizar a população sobre estes dois perfis. Ações, projetos e outras estratégias que possam modificar o quadro apresentado.
•Eixo Social e Saúde
Ações, projetos e outras estratégias que possam modificar as estatísticas de trânsito.


  

 

Claudio Furtado

Gilmar Martins