Dia do Pedestre terá ações educativas na área central

08/08/2019 08:30
Alex Rocha/PMPA
EPTC
Agentes da EPTC vão orientar pedestres e motoristas sobre atitudes de prevenção a acidentes

Esta quinta-feira, 8, Dia do Pedestre, será marcada por ações educativas da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) na área central de Porto Alegre. As atividades, com a presença dos agentes da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM), ocorrerão das 9h30 às 10h30, na Esquina Democrática, e das 10h30 às 11h, na Siqueira Campos com Borges de Medeiros. Representantes da Factum Ensino Técnico e Faculdade, do Detran, Lions e do grupo de idosos do Sindicato dos Servidores Públicos Aposentados do Estado do Rio Grande do Sul (Sinapers) também estarão participando.

Juranês Castro, da CEM, fala que a questão dos atropelamentos, principalmente envolvendo idosos, representa uma das maiores preocupações na circulação da cidade. “Entre as vítimas fatais por atropelamentos, 71% estão nessa faixa. Vamos realizar abordagens e distribuir material informativo com orientações para um comportamento com menos riscos de acidentes”, explica.

Levantamento estatístico da Coordenação de Indicadores e Engenharia de Tráfego (CIET) indica que no primeiro semestre de 2019 ocorreram 40 mortes no trânsito da Capital, envolvendo 15 motociclistas e 17 pedestres vítimas de atropelamentos, sendo 12 deles com mais de 60 anos.

De acordo com o Programa Vida no Trânsito (PVT), os principais fatores de risco causadores de acidentes no trânsito da Capital são velocidade excessiva ou inadequada dos veículos, alcoolemia positiva, condução sem habilitação e avanço de sinal.    

 

Claudio Furtado

Taís Dimer Dihl