Encerramento do Maio Amarelo tem ações de conscientização com diferentes públicos

31/05/2023 18:07
Rodger Timm / PMPA
31/05/2023 - Ação de encerramento do Maio Amarelo.
No Shopping Total, equipe da Escola Pública de Mobilidade alertou lojistas e clientes sobre importância dos cuidados no trânsito

Nesta quarta-feira, 31, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), realizou ações de educação para o trânsito no Shopping Total, no Clube Geraldo Santana e na empresa de transporte rodoviário Grupo Troca. As atividades marcaram o encerramento do Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito.

“Ao longo de todo este mês intensificamos nossas ações educativas para chamar a atenção da população sobre a responsabilidade de cada um no trânsito. Avançamos nos últimos anos na redução da acidentalidade e estamos trabalhando para diminuir cada vez mais os índices”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

O diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, reforçou o trabalho desenvolvido não apenas no mês de maio, mas em todos os meses do ano com o foco na segurança viária. “Nossas equipes tanto técnica quanto de educação analisam constantemente os dados da acidentalidade para construir ações efetivas que cheguem aos diferentes públicos, sempre passando a mensagem que é o lema do Maio Amarelo deste ano: no trânsito escolha a vida”, afirmou Ramires. 

Manequins e exposição - Durante todo o dia, a equipe da Escola Pública de Mobilidade esteve no Shopping Total abordando lojistas e clientes sobre a importância dos cuidados no trânsito. Foram dispostos três manequins com QR Code fixados que contam histórias de pessoas vítimas de acidentes envolvendo motociclista, pedestre e ciclista. A ação contou também com a participação da artista plástica Carmen Seibert, com exposição de seu trabalho com garrafas de vidro que são fixadas em portas e para-brisas de carros. 

As pessoas que circularam pelo shopping puderam também fazer a dinâmica com óculos de alcoolemia. Na atividade os participantes vivenciaram o quanto seus sentidos são alterados em razão da ingestão de altos níveis de álcool.

Jaqueline Moura/EPTC PMPA
MOBILIDADE URBANA
Idosas do grupo de mães do Clube Geraldo Santana e membros do Lions Clube Bento Gonçalves participaram do Conversa Musicada

Pele do Ciclista - Durante a manhã, a ação na Pele do Ciclista aconteceu no Grupo Troca. A ideia da atividade foi trabalhar a empatia dos motoristas do modal caminhão, em relação aos ciclistas. Os motoristas foram convidados a assumir o lugar de ciclistas em bicicletas preparadas com rolo de treino, com o distanciamento seguro adequado, para que os motoristas pudessem viver a experiência diária vivida por ciclistas. "Entendemos que essa ação é muito importante para os nossos motoristas, e a nossa intenção é desenvolver a questão da segurança no trânsito”, comentou a gerente de RH da empresa, Angélica Frey.

Conversa Musicada - Também nesta quarta-feira, 31, as idosas do grupo de mães do Clube Geraldo Santana e membros do Lions Clube Bento Gonçalves participaram do Conversa Musicada. Ao longo de uma uma hora e meia, de forma lúdica, a equipe de educação para o trânsito ressaltou a importância do autocuidado que o pedestre idoso deve ter para garantir a sua segurança no trânsito. O projeto Conversa Musicada faz parte do programa Pedestre Idoso e está completando um ano neste mês de maio, com palestras em vários grupos na cidade. 

"É um projeto maravilhoso, gostaria de ter a possibilidade de poder levar para outros grupos, porque a gente vê a necessidade de esclarecimento das pessoas, e como avó de dois netos, percebo o quanto é importante que eu me cuide para eles e para minha família”, afirmou Saionara Fonseca Barreto, integrante do clube de mães Geraldo Santana há 20 anos.

 

Aline Rimolo e Jaqueline Moura

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes