EPTC adquire novos caminhões para reforçar serviços de sinalização viária

27/08/2025 17:21
Gustavo Roth/EPTC/PMPA
Transporte e Circulação
Veículos são projetados para operações em áreas urbanas, oferecendo maior mobilidade em espaços restritos

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) recebeu dois novos caminhões leves do tipo Veículos Urbanos de Carga (VUC), modelo Foton Aumark S 315L, adquiridos por meio de licitação. Os veículos serão utilizados nos serviços de sinalização viária e vão qualificar o atendimento aos projetos de engenharia de tráfego da Capital. A contratação foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) com recursos próprios da EPTC, previstos na dotação orçamentária.

O gerente de Mobiliário e Sinalização Viária, Abaeté Torres, destaca a importância do investimento. “A aquisição é um reforço essencial para garantir a segurança e a organização das vias. Vai contemplar especialmente as equipes de sinalização vertical, na manutenção e implantação das placas de trânsito”, destacou.

A conservação da sinalização viária é uma demanda permanente do órgão gestor do trânsito e transporte em Porto Alegre, vinculado à Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU). De janeiro a julho de 2025,  a EPTC atendeu 1.060 demandas de implantação e manutenção de sinalização viária e mobiliário urbano, o que resultou em mais de  71 mil m² de pintura, que inclui 1.190 faixas de travessia de pedestres. Também foram realizados serviços de conservação em 2.686 placas, 42 abrigos de ônibus, 11 bancos, 149 gradis para canalização de pedestres, 346 balizadores e 1.361 dispositivos auxiliares (tachas, tachões e segregadores) nas vias da Capital.

Os VUCs são projetados para operações em áreas urbanas, oferecendo maior mobilidade em espaços restritos. Para a EPTC, a chegada dos novos caminhões traz benefícios significativos, como maior agilidade no atendimento às demandas de reposição e manutenção de sinalização, melhoria na segurança dos trabalhadores e usuários das vias, redução de custos operacionais com aumento da eficiência e capacidade ampliada de atender diferentes regiões e condições de tráfego.

O modelo Foton Aumark S 315L é considerado ideal para operações urbanas, pois combina robustez, conforto e eficiência. Pode ser conduzido com CNH categoria B, o que amplia a versatilidade de uso. Entre suas especificações técnicas, destacam-se a motorização Cummins Euro 6 de 150 cv, que alia potência e menor emissão de poluentes, o câmbio de seis marchas, que garante maior economia de combustível, e a capacidade de carga total de até 3.500 kg.

Os novos veículos contam com uma identidade visual que remete às placas de sinalização de regulamentação, advertência e indicação, de acordo com os manuais brasileiros de sinalização da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Essa padronização reforça a função dos caminhões como instrumentos de apoio direto à organização e segurança viária na Capital.

 

Gustavo Roth

Gilmar Martins