EPTC auxilia na preparação de motoristas para operação sem cobrador

14/02/2022 17:14
Rafael Cabeleira/EPTC PMPA
TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO
Orientações funcionais estiveram em pauta, como a operacionalização do elevador

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou na tarde desta segunda-feira, 14, treinamento para motoristas de ônibus, com o objetivo de orientar e tirar dúvidas sobre situações que possam ser enfrentadas na nova realidade do transporte coletivo, sem a presença dos cobradores. Orientações funcionais da futura atividade diária estiveram em pauta, como por exemplo a operacionalização do elevador para pessoas com necessidades especiais.

 A abertura do encontro foi realizada pelo Diretor de Operações da EPTC, Cirilo Faé, que destacou a importância das orientações dadas aos representantes dos operadores da Carris e Consórcios, uma vez que a implementação ocorre a partir desta terça-feira, 15, em linhas de coletivos que passam a ser operadas somente por motoristas. “São 21 linhas que serão implementadas nesta semana, identificadas através de uma pesquisa feita pela EPTC, com redução de passageiros e o pagamento se realizado normalmente por cartão. É uma nova sistemática, aprovada ano passado, na qual deverá ser feita a redução gradativa dos cobradores até o ano de 2025. O treinamento também irá abordar o manuseio do elevador nos carros que são acessíveis às pessoas com necessidades especiais”, finalizou.

O gerente de Fiscalização de Transporte da EPTC, Luciano Souto, ressaltou que o objetivo do treinamento foi passar o máximo de instrução e informação para que o motorista consiga já aplicar na prática da operação, sempre com os olhos voltados para o usuário, sem perda de qualidade no atendimento. “Uma realidade diferente, no qual em conjunto com as empresas iremos procurar a melhor forma de aplicar para que não haja prejuízo à operação.”

O responsável pela área de treinamento da Carris, Bruno Gomes, destacou a importância do encontro para que se consiga transmitir a todos os operadores dos consórcios uma operação única, que traga conforto e segurança para o usuário, principalmente o que tem dificuldade de locomoção. “A ideia é que tenhamos uma operação mais segura e padronizada para todo sistema de Porto Alegre. Estaremos monitorando de cima estas linhas circulares com nova configuração, fazendo os ajustes necessários, com intuito de dar o suporte ao profissional que executa, para que usuário não tenha um decréscimo no atendimento”, resumiu.

Para o motorista da Auto Viação Presidente Vargas (Consórcio Via Leste), Sérgio Costa, é a oportunidade de ter mais esclarecimentos sobre uma realidade nova, uma cultura diferente que precisa de adaptação. “Não sabemos muito como será, mas acredito que em uma semana estaremos adaptados para atender bem o público”, finalizou.

A partir desta terça-feira, inicia-se a circulação de 21 linhas de transporte coletivo sem o cobrador. A implantação da nova forma de pagamento será realizada em duas etapas: 12 linhas na terça-feira dia 15, e nove na quinta-feira, 17. Ao todo, a Capital possui 271 linhas de ônibus. A medida deve ser ampliada, chegando a 25% do sistema nesse modelo de atendimento até o fim do ano.

Os veículos serão identificados para que os passageiros saibam que devem efetuar o pagamento na entrada, diretamente ao motorista. Os passageiros que utilizam cartão TRI não terão mudanças. As 21 linhas escolhidas para circular sem cobrador apresentam número reduzido de passageiros transportados e baixo número de pagantes em dinheiro. Outro ponto levado em conta é que os motoristas desses itinerários, em sua maioria, já haviam sido cobradores.

Veja quais as linhas circulam sem cobrador a partir de terça-feira, 15:

– C1 Circular Centro

– C5 Circular 4 Distrito / Moinhos de Vento

– 255 Caldre Fião

– 3762 Herdeiros / Esmeralda / A Carvalho / Alimentadora

– A348 Alimentadora Jardim Bento Gonçalves

– A360 Alimentadora IPE

– 620 Iguatemi / Vila Jardim

– 654 Educandário Petrópolis

– 7052 Aeroporto / Ceasa

– 188 Assunção

– 2633 João Pessoa / Orfanotrófio

– A74 Alimentadora Canta Galo / Lami / Extrema

Veja quais as linhas circulam sem cobrador a partir de quinta-feira, 17

– A69 Alimentadora Canta Galo/ Lami / B. Novo

– C3 Circular Urca

– 345 Santa Catarina

– 473 Jardim Carvalho / Jardim do Salso

– SD72 Santa Rosa / Anchieta Semidireto

– SD73 Fernando Ferrari / Anchieta Semidireto

– 251 Alpes

– 274 Gloria / Azenha / Cascatinha

– 2741 Gloria / Cascatinha / Azenha

Rafael Cabeleira

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes