EPTC divulga balanço de ocorrências na procissão de motociclistas

13/10/2022 16:41
Alex Rocha/PMPA
EPTC
Fiscalização atua na conscientização para garantir ordem e segurança no trânsito

 

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou, desde as primeiras horas da madrugada de quarta-feira, 12, cerca de 700 autuações e 12 ocorrências por irregularidades em desrespeito à sinalização e às regras de trânsito por ocasião da 46ª Procissão de Motociclistas em Honra da Nossa Senhora Aparecida. Também foram registrados seis acidentes de trânsito, entre eles, um que resultou em óbito do motorista de uma moto.

O diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, alerta para o respeito à sinalização e às normas de circulação e conduta do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “É preocupante a quantidade de pessoas que, a pretexto da participação na procissão, desrespeitam a civilidade e promovem atitudes de risco no trânsito. Para conter o número de vítimas é preciso diminuir a imprudência e alertar os cidadãos sobre a importância do autocuidado e a percepção do risco ao dirigir”, destaca Ramires.

Em 2022, até setembro, ocorreram 2.241 sinistros de trânsito com feridos em envolvimento de motocicletas e 34 ocorrências fatais que resultaram em 34 vidas perdidas. Deste número de óbitos, 29 eram condutores, sendo 14 não habilitados para dirigir motos, além de cinco pedestres atropelados por este tipo de veículo.

Os registros de acidentalidade envolvendo motocicletas em Porto Alegre têm alertado para este grupo de risco e, em razão destes indicadores, as ações de fiscalização e educação da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) se intensificaram desde o início de 2022.

Operação Duas Rodas - Nos primeiros nove meses de 2022, a fiscalização da EPTC flagrou 468 motociclistas sem CNH e recolheu 649 motos por diversas irregularidades. Em 109 ações da Operação Duas Rodas, foram abordados 11.291 motociclistas com 3.551 autuações por algum tipo de irregularidade. Também foram recolhidas 73 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e 903 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

O panorama geral da acidentalidade em Porto Alegre está disponível no portal de transparência da EPTC.

 

Gustavo Roth

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes