EPTC divulga cronograma de ações de educação nesta semana

13/09/2021 08:50
Gustavo Roth/PMPA
EPTC
Em uma das atividades, os participantes usam óculos que simulam a visão de um motorista alcoolizado

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulga a programação desta semana que será realizada pela Coordenação de Educação para Mobilidade (CEM). As atividades envolvem escolas, empresas, Centro de Formação de Condutores (CFC) e clubes. Têm como objetivo prevenir acidentes e o comportamento de risco no trânsito. Algumas atividades fazem parte dos projetos permanentes da empresa, com escolas e empresas amigas da EPTC. Para participar com sua instituição os interessados devem enviar e-mail para educ@eptc.prefpoa.com.br. 

“A EPTC mantém ações permanentes para reduzir acidentes de trânsito e conscientizar a população sobre os principais riscos no trânsito. Algumas foram suspensas durante a pandemia e, agora, retomadas com todos os protocolos de segurança”, destaca o diretor-presidente da EPTC Paulo Ramires. Ele também reforça que educação é um dos três pilares de valores da empresa, junto com infraestrutura e fiscalização. Todos executados com um único objetivo: salvar vidas. 

Cronograma de 13 até 17/09:      

Dia 13/09 

- Palestra na Empresa Bravox: Transmitir noções de comportamento seguro no trânsito e de respeito às diferenças. Tem como base o conhecimento adquirido com capacitações sobre culturas e experiências empíricas na mobilidade urbana. Essa ação faz parte do projeto Empresa amiga da EPTC.

- Ação Transitando pela Tradição nas escolas Bahia e Souza Lobo: A atividade do EPTCHÊ é realizada no Mês do Gaúcho. A equipe fará visita às escolas, que integram o projeto Escola Amiga da EPTC, com objetivo de integrar trânsito com a cultura gaúcha. Agentes estarão com vestimentas indumentárias típicas e vão orientar sobre o autocuidado no trânsito.

Dia 14/09 

- Ação Transitando pela Tradição nas escolas Renascença, Tio Barnabé e Idelfonso Gomes: Atividade do EPTCHÊ no Mês do Gaúcho.

- Palestra na Empresa Bravox: Ação faz parte do projeto Empresa Amiga da EPTC.

- Ação Transitando pela Tradição na Escola de educação Infantil Pais e Filhos e Associação dos Moradores e Amigos Vila Tronco Neves e Arredores: Atividade do EPTCHÊ no Mês do Gaúcho.

Dia 15/09 

- Palestra no Centro de Formação de Condutores ABC: O intuito da palestra é transmitir noções de comportamento seguro no trânsito e de respeito às diferenças, falar de dados estatísticos envolvendo os sinistros de trânsito na cidade, bem como realizar atividades pontuais com o público de renovação e primeira habilitação. Essa ção faz parte do projeto CFC Amigo da EPTC.

- Palestra na empresa Vitória Transportadora Logística: Além de transmitir noções de comportamento seguro no trânsito e de respeito às diferenças, também será apresentado o esquete teatral A invenção da Roda, que mostra a evolução dos meios de deslocamento e reflete se usamos de forma racional os veículos. Essa ação faz parte do projeto Empresa Amiga da EPTC.

Dia 16/09 

- Ação Alcoolemia no Trânsito - Óculos Simuladores de Alta Graduação Alcoólica – na Associação Leopoldina Juvenil: Objetiva a vivência dos participantes quanto aos seus sentidos alterados em função da simulação do alto nível de etanol em seu organismo, através da utilização de óculos DrunkBuster. Essa ação faz parte do projeto Empresa Amiga da EPTC.

- Ação Transitando pela Tradição na escolas Monte Cristo e Monte Líbano: A atividade do EPTCHÊ no Mês do Gaúcho.

Dia 17/09 

- Palestra na Empresa Ciber – Equipamentos Rodoviários Ltda: Palestra sobre a importância do uso do cinto de segurança, focada nas leis da física e no Código de Trânsito Brasileiro, Lei 9.503 de 23 de setembro de 1997, nos capítulos de Normas Gerais de Circulação e Conduta e Infrações. Aborda também a legislação correlata sobre o tema, como resoluções do Conselho Nacional de Trânsito sobre equipamento de retenção para crianças e Normas Brasileiras Regulamentadora. A palestra será via aplicativo. Essa ação faz parte do projeto Empresa Amiga da EPTC.

 

Gabriela Duarte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes