EPTC divulga cronograma de atividades da Escola Pública de Mobilidade

04/10/2021 08:34
Gustavo Roth/EPTC PMPA
TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO
Azulito participará de ação com o Instituto Criança Mais Feliz para arrecadação de alimentos

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulga a programação que será realizada pela Coordenação de Educação para Mobilidade (CEM) durante a semana. Com início na segunda-feira, 4, as ações se estendem até o domingo, 10. As atividades envolvem escolas, Centro de Formação de Condutores e empresas, com objetivo de educar sobre temas voltados à mobilidade urbana e conscientizar sobre a importância do autocuidado para prevenir acidentes, adequando a linguagem às faixas etárias.

Contemplando diversos segmentos da sociedade, a Escola Pública de Mobilidade, coordenada pela EPTC, promove a Política Nacional de Trânsito e realiza ações e cursos direcionados à mobilidade e segurança no trânsito e transporte, além de atividades voltadas ao exercício da cidadania.

Para que a mensagem das ações seja absorvida da melhor maneira possível por cada público, as equipes são responsáveis pela execução dos projetos permanentes da EPTC (com idosos, crianças, CFCs, etc.). Desde 2017, mais de 6 mil alunos já foram capacitados em cursos promovidos pela escola. Atualmente, pelo sistema de educação à distância, seis cursos estão disponíveis para a realização: Motociclista Consciente, Direção Defensiva, Pedalando com Segurança, Pedalando com Segurança - PRO e e Multiplicadores de Educação para o Trânsito. Contato: educ@eptc.prefpoa.com.br.

Cronograma

Segunda-feira, 4 - Projeto Empresa Amiga EPTC: entrevista na Associação Leopoldina Juvenil - Na ação, o foco é captar, através de áudio e vídeo, as impressões e percepções do gestor de segurança da Associação Leopoldina Juvenil, Edgar Santos, referentes a atividade que envolveu a utilização dos óculos simuladores de uso de etanol. Posteriormente, o material será utilizado no portfólio do projeto Empresa Amiga da EPTC.

Ação Educativa com entrega de material para motociclistas na rua General Câmara - A atividade consiste na abordagem de motociclistas, com intuito de informar sobre a importância do autocuidado para evitar sinistros de trânsito. Na ocasião, para idosos, serão entregues materiais para divulgar o projeto e qualificar a mobilidade urbana. A ação faz parte do projeto Motociclista Seguro.

Terça-feira, 5 – Ação de entrega de material para idosos na feira da rua General João Telles - Busca interagir com idosos do Grupo Lions, no Grêmio Geraldo Santana, com foco em informar e conscientizar sobre a importância do autocuidado para prevenir e evitar sinistros de trânsito. No dia, serão distribuídos materiais para divulgar práticas saudáveis para qualificar a mobilidade deste grupo etário em nossa cidade. A ação faz parte do projeto Pedestre Idoso.

Blitz educativa na Ilha da Pintada com motocicletas -  O objetivo da ação é sensibilizar os condutores quanto à prevenção de acidentes de trânsito, orientar os condutores sobre segurança no trânsito e os cuidados redobrados com pedestres, principalmente os idosos, devido à alta estatística de vítimas fatais por atropelamento. Realizar, de forma preventiva, uma vistoria rápida nas luzes do veículo como sistema de iluminação, pneus e demais equipamento de uso obrigatório.

Quarta-feira, 6 - Dinâmica Intergeracional na ACM Vila Restinga Olímpica - Pretende-se reunir os adolescentes e jovens para uma atividade prática de sensibilização, em que farão o uso de coletes com peso, óculos que dificultam a visão e caneleiras para simular os efeitos do envelhecimento. A ação é uma das ferramentas utilizadas pela Coordenação de Educação para Mobilidade para sensibilizar os jovens sobre o tema prevenção e segurança no trânsito, focado no cuidado com as pessoas idosas, que atualmente são as principais vítimas de atropelamento em Porto Alegre. 

Quinta-feira, 7 - Reunião pedagógica no Colégio Estadual Padre Rambo - O projeto Escola Amiga da EPTC tem como objetivo conscientizar a comunidade escolar no processo contínuo de construção de conceitos e valores, através de suas vivências e situações do cotidiano, na transformação do conhecimento em ações que interfiram no seu contexto. A ação busca contribuir para o exercício da cidadania.

Reunião com representantes da Faculdade de Arquitetura da UFRGS - Integrantes do projeto EPTC no Ensino Superior palestram sobre o Centro Histórico de Porto Alegre e apresentam o projeto aos acadêmicos e funcionários da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU).

Sexta-feira, 8 - Palestra e ação Alcoolemia no Trânsito - Óculos Simuladores de Alta Graduação Alcoólica – no Exército CMS QG com a participação da Coordenação de Operações Especiais da EPTC: objetiva a vivência dos participantes quanto aos seus sentidos alterados em função da simulação do alto nível de etanol em seu organismo, através da utilização de óculos DrunkBuster. Essa ação faz parte do projeto Empresa Amiga da EPTC. Também será ofertado o etilômetro para os militares verificarem como funciona.

Palestra e Ação alcoolemia no Trânsito - Óculos Simuladores de Alta Graduação Alcoólica – na empresa Fida: objetiva a vivência dos participantes quanto aos seus sentidos alterados em função da simulação do alto nível de etanol em seu organismo, através da utilização de óculos DrunkBuster. Essa ação faz parte do Projeto Empresa Amiga da EPTC.

Sábado, 9, e domingo, 10 - Ação conjunta Criança Mais Feliz + Azulito - Com apoio da EPTC e da Secretária de Mobilidade Urbana (SMMU), o Instituto Criança Mais Feliz irá promover uma ação voluntária para arrecadar alimentos não perecíveis que serão distribuídos para comunidades com crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social no município, em comemoração ao mês das crianças e aos seis anos de atuação da ONG em Porto Alegre. Ação em parceria com o Instituto Criança Mais Feliz, conecta com o projeto Educação Social e Mobilidade.

 

Lucas de Oliveira (estagiário) / Supervisão: Gabriela Duarte

Andrea Brasil