EPTC divulga a programação da Escola Pública de Mobilidade
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulga a programação semanal da Escola Pública de Mobilidade (EPM), com ações educativas voltadas à promoção da segurança viária, à conscientização e à adoção de comportamentos mais seguros no trânsito de Porto Alegre. As atividades que ocorrem entre esta segunda-feira, 7, e sexta-feira, 11, contemplam diferentes públicos.
Entre os destaques da semana estão as ações educativas do EPTCHÊ no Acampamento Farroupilha, que levarão contação de histórias e atividades culturais para crianças, estudantes e idosos. As ações utilizam a cultura, a música, a ludicidade e a participação do público como ferramentas para abordar temas relacionados à mobilidade e à segurança no trânsito.
A programação também marca a participação da Escola Pública de Mobilidade no Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, com a presença do mascote Azulito, reforçando a atuação da EPTC na promoção da educação para o trânsito e na aproximação com a comunidade.
No Acampamento Farroupilha, as crianças participarão de atividades como as contações de histórias “Minhas Memórias” e “Um Baú, Várias Histórias”. As propostas apresentam, de forma lúdica e participativa, temas relacionados à história de Porto Alegre, à mobilidade e à importância do cuidado e do respeito no trânsito.
A contação “Minhas Memórias” convida o público a conhecer diferentes histórias que ajudaram a construir Porto Alegre. Por meio de pequenas cenas, projeções e elementos cênicos, a atividade aborda as contribuições dos povos originários, dos açorianos e da população negra, relacionando memória, cultura e as diferentes formas de ocupar e circular pela cidade.
Já “Um Baú, Várias Histórias” utiliza música, humor, personagens e interação com o público para abordar temas como travessia segura, sinalização, faixa de pedestres, atenção e respeito no trânsito. A atividade apresenta personagens como o Violeiro, o Pedestrinho, o Gaudêncio Gaúcho e o Agente de Trânsito, além de elementos da mobilidade que ganham vida durante a apresentação.
As ações integram as iniciativas da EPTC voltadas à educação para o trânsito e à construção de uma mobilidade mais segura, humana e consciente em Porto Alegre.
Em caso de chuva, a programação poderá ser alterada.
Programação:
Segunda-feira, 7
10h – Participação da Escola Pública de Mobilidade (EPM) no Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, com a presença do mascote Azulito.
Terça-feira, 8
EPTCHÊ no Acampamento Farroupilha – bairro Praia de Belas:
8h30 – Casa do Pequenino – Instituto Dias da Cruz – contação de histórias “Um Baú, Várias Histórias”;
10h – Escola Estadual de Ensino Fundamental Oscar Coelho de Souza – contação de histórias “Minhas Memórias”;
14h – Atividade com grupo de idosos e apresentação do Projeto Cultural.
Quarta-feira, 9
EPTCHÊ no Acampamento Farroupilha – bairro Praia de Belas:
8h30 – Escola Estadual de Ensino Fundamental General Daltro Filho – contação de histórias “Minhas Memórias”;
10h – Escola Estadual de Ensino Fundamental Nehyta Ramos – contação de histórias “Um Baú, Várias Histórias”;
14h – Atividade com grupo de idosos no Parque Harmonia.
Quinta-feira, 10
EPTCHÊ no Acampamento Farroupilha – bairro Praia de Belas:
8h30 – Escola de Educação Infantil São Francisco de Assis – contação de histórias “Um Baú, Várias Histórias”;
10h – Escola de Educação Infantil Buscando o Saber – contação de histórias “Um Baú, Várias Histórias”;
13h30 – OSICOM – contação de histórias “Minhas Memórias”;
15h – Escola de Educação Infantil Balão Vermelho e Construindo a Infância – contação de histórias “Um Baú, Várias Histórias”.
Sexta-feira, 11
EPTCHÊ no Acampamento Farroupilha – bairro Praia de Belas:
8h30 – Escola Estadual de Ensino Fundamental Anita Garibaldi – contação de histórias “Minhas Memórias”;
10h – Escola de Educação Infantil Pinguinhos de Ouro e Carrossel – contação de histórias “Um Baú, Várias Histórias”;
13h30 – Escola Estadual de Ensino Fundamental Coelho Neto – contação de histórias “Um Baú, Várias Histórias”;
15h – Escola Municipal de Ensino Fundamental João Antônio Satte – contação de histórias “Minhas Memórias”.
Cristiano Vieira