EPTC divulga serviço de trânsito e transporte para a Festa de São Jorge

23/04/2024 08:37
Joel Vargas / PMPA
Procissão da 64ª Festa de São Jorge e Ogum
Agentes de trânsito vão acompanhar as procissões para garantir a segurança viária

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulga as mudanças no trânsito, no bairro Partenon, nesta terça-feira, 23, e no domingo, 28, em razão das procissões de São Jorge na Capital. A partir das 19h30 desta terça, o dia do padroeiro, os fiéis percorrerão as vias do bairro na tradicional Procissão Luminosa, após a missa com ato inter-religioso na Paróquia São Jorge, localizada na avenida Bento Gonçalves, 2.948. No domingo, às 9h ocorrerá uma missa campal e em seguida, às 10h, terá início procissão de São Jorge, também pelas ruas do Partenon. Após, seguem os festejos populares a partir das 12h e a missa de encerramento às 19h. Os condutores que passarem pela região e não estiverem envolvidos com a celebração devem antecipar seus deslocamentos ou evitar o trecho.  

Trânsito - Os bloqueios ocorrem durante a passagem das procissões nos dois dias e horários previstos, conforme a programação. Na terça-feira, de acordo com a demanda dos fiéis, haverá bloqueios pontuais ao longo do dia na avenida Bento Gonçalves e no acesso lateral pela rua Salvador França sob o viaduto São Jorge, junto à paróquia. À noite, a Procissão Luminosa começa pela av. Bento Gonçalves em direção ao Centro, entra à direita na rua Guilherme Alves, depois à direita na avenida Ipiranga até rua Dr. Salvador França, para retornar à paróquia pela via lateral sob o viaduto. 

No domingo, 28, desde o início da manhã haverá bloqueio total na avenida Bento Gonçalves, sentido bairro-Centro, defronte à Paróquia São Jorge, e no acesso lateral da rua Salvador França sob o Viaduto São Jorge (no sentido Norte-Sul). No momento da procissão, que seguirá no sentido inverso do cortejo de terça-feira à noite, será bloqueado o cruzamento da Salvador França com a avenida Ipiranga para a passagem dos fiéis. O itinerário será pela contramão da Salvador França, av. Ipiranga, em uma faixa segregada da via do sentido Centro-bairro, rua Guilherme Alves e avenida Bento Gonçalves, até chegar à paróquia junto ao viaduto. Em ambas as procissões haverá acompanhamento dos agentes da EPTC para garantir a segurança viária. 

Transporte - Será feito o desvio das linhas de ônibus que transitam pela Bento Gonçalves, sentido bairro-Centro, quando não houver a possibilidade de os ônibus passarem na frente da igreja. Neste caso, o desvio ocorrerá pela Bento Gonçalves, Salvador França, Ipiranga, Barão do Amazonas e Bento Gonçalves, seguindo o caminho normal da linha. No sentido Centro-bairro, se necessário os ônibus circularão na própria Bento Gonçalves fora do corredor, com as paradas espelhadas às existentes no corredor. 

Os agentes de fiscalização e a central de videomonitoramento e controle da mobilidade da EPTC vão monitorar a circulação, orientar os motoristas e, se necessário, realizar ajustes para minimizar os impactos no trânsito. As informações serão atualizadas, em tempo real, pelo perfil da EPTC @EPTC_POA na rede social X (o antigo Twitter).

 

Gustavo Roth

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes