EPTC encerra ciclo de capacitações voltado à qualificação de agentes de trânsito
Nesta segunda-feira, 3, ocorreu a última etapa do ano no ciclo de capacitação promovido ao longo de 2025 pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com foco na qualificação de profissionais que atuam na fiscalização e segurança viária no Rio Grande do Sul. Somando as edições dos programas Quintas de Aperfeiçoamento Profissional (QAP) e Segundas de Aperfeiçoamento Profissional (SAP), 398 participantes passaram pelas formações, realizadas de março a novembro.
Os encontros reuniram agentes de trânsito e guardas municipais de mais de 20 cidades gaúchas, além de representantes da Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS), Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
“O agente fiscalizador atuante no trânsito precisa e deve estar sempre atualizado com as normativas para operar na legalidade e na transparência. Nesses encontros, a gente ensina, multiplica e também aprende”, destacou o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.
O objetivo das capacitações é fortalecer o intercâmbio técnico e padronizar procedimentos de fiscalização, ao promover a atualização contínua sobre normas, legislações e práticas operacionais. Entre os temas abordados estiveram os sinistros de trânsito, abordagens seguras, legislação de veículos, fiscalização eletrônica e o uso de novas tecnologias, como o aplicativo Senatran Fiscalização e o programa Veículo Legal, iniciativa do DetranRS que visa regularizar débitos de veículos, como IPVA, taxa de licenciamento e seguro DPVAT, diretamente no momento da abordagem, evitando a remoção do veículo.
Participaram das edições do QAP e SAP:
- Guardas Municipais de Esteio, Alvorada, Gravataí, Vacaria, Estância Velha, São José do Norte, Santa Cruz do Sul, Sapiranga, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Carlos Barbosa;
- Agentes de Trânsito de Cachoeirinha, Canoas, Gravataí, Eldorado do Sul, Guaíba, Esteio, Campo Bom, Torres, Erechim, Venâncio Aires, Pelotas, Camaquã, Caxias do Sul e Carazinho;
- Representantes da PRF, Brigada Militar (11º, 19º, 21º e 24º BPM e Comando Rodoviário), DetranRS, Daer, ANTT e Cetran.
Gilmar Martins
