EPTC entrega certificados a 11 novos taxistas

12/06/2019 13:25
Gustavo Roth/EPTC PMPA
EPTC
Com carga horária total de 66 horas/aula, o curso é gratuito
Os 11 participantes do 2º Curso Social de Formação de Condutores de Táxis de Porto Alegre receberam o certificado de conclusão na manhã desta quarta-feira, 12, no auditório da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O curso, gratuito, foi promovido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), por meio da EPTC, em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE).
 
Morador da Ilha dos Marinheiros, Ademir Ribeiro de Lima, 40 anos, afirma que está tranquilo para enfrentar qualquer tipo de dificuldade no trânsito da Capital. “Para quem era operário como eu, com trabalhos em andaimes de obras, até considero o nosso trânsito bastante tranquilo na comparação com o de outras cidades, como Curitiba e Florianópolis. Já dirigi bastante nestas duas cidades. Garanto que o gaúcho é muito mais respeitoso no trânsito, para surpresa de muitos.”
 
As duas mulheres do grupo, Kira Marosin Giovannini e Taiane Lopes Minosso, que até então trabalhavam no comércio, garantem que estão bem preparadas para a nova função. O apoio já começa em casa. “Eu sou casada com um taxista há 15 anos. Meu sogro é permissionário. Conheço bem a profissão. Eles me dão todo o apoio para esta nova etapa da minha vida. Meu sogro, a partir de agora, terá até mais tempo para descansar”, diz Kira. “Meu pai também é permissionário de táxi. Me dá a maior força. Como moro na Restinga, minha ideia é trabalhar no nosso bairro. Estou segura para enfrentar este novo desafio”, completa Taiane.
 
Em sua mensagem aos formandos, o diretor-presidente da EPTC, Fabio Berwanger Juliano, ressalta a importância do papel dos novos taxistas na circulação da cidade. “Certamente, com o curso, vocês estão agora totalmente capacitados para realizar um trabalho de qualidade na circulação da Capital, com a missão principal de cuidar das pessoas, em parceria com a EPTC. Ganha o serviço de táxi, ganha a população de Porto Alegre”. 
 
Módulos - Com carga horária total de 66 horas/aula, o curso é obrigatório para quem quiser dirigir táxi na Capital e que nunca foi cadastrado em Porto Alegre. A capacitação abrangeu os seguintes módulos, entre outros: Relações interpessoais; Elementos básicos de legislação de transportes; Direção defensiva e regras gerais de circulação; Meio ambiente e cidadania; Primeiros socorros; Conhecimento da cidade; Mecânica básica e elétrica; Módulo institucional; Ponto fixo e Turismo. 
 
Também estiveram presentes na solenidade o assessor do Departamento Municipal de Habitação, Eduardo Lucas, o diretor de Acessibilidade e Inclusão Social da SMDSE, Jorge Heleno Brasil, além do gerente de Fiscalização de Transporte da EPTC, Luciano Souto. O curso teve apoio, também, da Guarda Municipal, Laboratório Prevenir, que possibilitou a todos os exames toxicológicos, além da Faculdade Dom Bosco”.
 
Receberam certificados de formação nove homens e duas mulheres: Ademir Ribeiro de Lima; Alexandre Silveira Palermo; Cristiano Luciano Chimango; Élbio da Silva Fraga; Geraldo Castro Cabral; José Manuel da Costa Lopes; Kira Marosin Giovannini; Luzardo Nunes Farias; Marco Aurélio Ramos; Newton Antônio Viana de Moraes e Taiane Lopes Minosso. Ao todo, o sistema de táxi da Capital conta com 3.847 veículos em atividade, com 6.822 condutores ativos.

  

 

Claudio Furtado

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes