EPTC faz ação educativa com ciclistas e pedestres

19/01/2019 08:33

Agentes da Coordenação de Educação para a Mobilidade (Cem) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizam atividade educativa na manhã deste sábado, 19, na Orla Moacyr Scliar, com foco na segurança de pedestres e ciclistas no dia a dia da circulação da cidade. A ação acontecerá das 9h às 11h, nas imediações da Rótula das Cuias, com a realização de abordagens e distribuição de material informativo sobre um trânsito com menos riscos de conflitos. 

O coordenador do Cem, Diego Marques, explica a iniciativa. “Vamos focar a ação na circulação mais específica de pedestres e ciclistas na região da orla, onde existe uma ciclovia, que se estende até a zona Sul, e uma área de lazer reservada para pedestres. É importante que os eles procurem não caminhar no espaço da ciclovia. E que os ciclistas também tenham atenção em seus deslocamentos, já que aquela região é um polo que atrai milhares de pessoas. Evitar os conflitos deve ser uma preocupação de todos”, diz.

A atividade integra o Projeto Esporte Verão 2019 e o Circuito Verão - Estação Verão Sesc de Esportes, criado a partir de convênio assinado entre a Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) e o Sistema Fecomércio-RS, por meio do Sesc-RS. Até 1º de março, ocorrerão diversas atividades esportivas na área. O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) também apoia o evento.

Programação – as ações educativas da EPTC terão continuidade durante todo este mês. Na próxima sexta-feira, 25, das 17h às 18h30, acontecerá novamente uma atividade envolvendo os condutores na saída da cidade, como aconteceu na sexta-feira, 11, no deslocamento principalmente para as praias. O evento será realizado na avenida Bento Gonçalves, junto à Estrada João de Oliveira Remião, saída do trânsito para a RS-40, em direção às praias do norte do litoral gaúcho, como Cidreira, Pinhal, Magistério e Quintão, entre outros balneários.

Nesse trabalho, agentes realizarão abordagens com dicas para um deslocamento nas estradas com menos riscos de acidentes. “Obedecer a sinalização, sem excesso de velocidade. E nunca realizar ultrapassagens perigosas. Serão mensagens, entre outras, aos condutores para que cheguem e retornem do litoral com segurança, sem o lamento de vidas perdidas em razão de algum tipo de imprudência”, reforça Marques. 

Claudio Furtado

Denise Righi

Acompanhe a prefeitura nas redes