EPTC faz ação educativa com crianças de projeto social do Inter
Cerca de 30 crianças, acompanhadas de professores do Programa Interagir, participaram da atividade ao lado dos agentes da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM). Os irmãos gêmeos Thiago e Diogo dos Santos da Rosa, seis anos, estavam empolgados para a ação: “Vou pedir aos motoristas para que não corram nas ruas e sempre respeitem as crianças no trânsito”. Nicolas Souza, psicólogo do Interagir, lembra a importância da parceria desenvolvida com a EPTC: “É um trabalho permanente com a equipe de educação para o trânsito da EPTC, de prevenção à acidentalidade, que estimula um comportamento seguro das nossas crianças no trânsito."
O coordenador de educação social e mobilidade da CEM, agente Luciano Ronei, reforça a necessidade de ações preventivas para evitar acidentes: “É um trabalho contínuo realizado pela EPTC em escolas e em outras instituições, como neste projeto social importante do Inter, envolvendo dezenas de crianças que se deslocam diariamente pela cidade, de ônibus, bicicleta ou a pé. Elas precisam de reforço em orientações preventivas para evitar atropelamentos, entre outros acidentes. Realizamos palestras para as crianças e também ações práticas nas ruas." Nos dois primeiros meses de 2020, a CEM já realizou 48 ações de educação para um trânsito mais seguro, internas e também nas ruas, atingindo diretamente cerca de 3.500 pessoas.
Interagir - O Programa Interagir, criado em 2007, é um dos diversos projetos sociais desenvolvidos pelo S.C. Internacional, inserido nas atividades da Fundação de Educação e Cultura do clube. Atualmente envolve 132 crianças entre seos e 14 anos, com atividades realizadas no contraturno das aulas escolares. As crianças recebem transporte gratuito para os seus deslocamentos, além de lanches, praticam aulas de dança, caratê, informática, percussão, inglês, reforço escolar e futebol, entre outras atividades na área do Gigantinho.
Taís Dimer Dihl