EPTC faz adesão a grupo para qualificação do transporte público

23/08/2019 10:59
Eduardo Beleske/PMPA
EPTC
Programa visa atrair e manter os clientes do sistema, além de melhorar a mobilidade

Após ter realizado pesquisa de satisfação com usuários do transporte coletivo, em 2018, a Prefeitura de Porto Alegre e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) passam a fazer parte, a partir desta semana,  do Grupo de Benchmarking QualiÔnibus. A iniciativa integra as ações do MobiliPOA, o programa de mobilidade que organiza e disciplina os diferentes modais de transporte e circulação da capital gaúcha. Fazem parte do grupo 13 sistemas de transporte do país, representados por poderes públicos e operadores, que buscam a adoção de ações mais efetivas para a melhoria da qualidade da plataforma de transporte coletivo por ônibus, com foco na satisfação dos passageiros.

Desenvolvido pelo instituto WRI Brasil, o programa visa atrair e manter os clientes do sistema, melhorar a mobilidade e tornar o transporte público mais sustentável. O grupo utiliza como principais ferramentas o levantamento de Indicadores de Qualidade e a Pesquisa de Satisfação dos usuários para gerar avaliações precisas que vão orientar o planejamento de melhorias mais efetivas por parte da empresa operadora e da administração municipal. O processo facilita a replicação dessas ações em diferentes sistemas de transporte e torna mais efetiva a busca por soluções para o transporte coletivo.

"Os dados obtidos com estas ferramentas ajudam a estabelecer metas e acompanhar a evolução através da troca de experiência e a identificação de boas práticas entre os órgãos participantes", destaca o diretor técnico da EPTC, Marcelo Hansen. Tanto a pesquisa quanto os indicadores possuem uma estrutura padronizada e ao mesmo tempo flexível para permitir a comparação entre sistemas de diferentes cidades ou ser utilizadas por municípios com diferentes características e necessidades.  

A Pesquisa de Satisfação, aplicada dentro dos ônibus, obtém a percepção dos passageiros enquanto utilizam o sistema, enquanto os Indicadores de Qualidade contemplam 18 aspectos do sistema de transporte coletivo, envolvendo acesso, disponibilidade, rapidez, confiabilidade, facilidade de fazer transferências, conforto das paradas de ônibus, estações, terminais e ônibus, atendimento ao cliente, informação, segurança pública, segurança contra acidentes, ruído e poluição, facilidade em realizar o pagamento, custo da passagem e aspectos gerais do sistema.   

Além das onze cidades que já aderiam ao programa QualiÔnibus, também fazem parte, como facilitadores, representantes da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) e do Centro de Estudos em Regulamentação e Infraestrutura da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ceri (FGV-Ceri). O objetivo comum é qualificar o serviço de transporte público urbano por ônibus para atrair os usuários ao sistema e tornar a mobilidade das cidades mais sustentável.

Sistemas participantes do Grupo de Benchmarking QualiÔnibus

BHTRANS, Belo Horizonte (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte);

EPTC, Porto Alegre (Empresa Pública de Transporte e Circulação);

Etufor, Fortaleza (Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza);

Fetranspor Rio de Janeiro (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro);

ICPS e GRCTM, Recife (Instituto da Cidade Pelópidas Silveira e Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano);

Metroplan, RM de Porto Alegre (Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional);

Rio Ônibus, Rio de Janeiro (Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro);

Sedest, Uberaba (Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte);

Semob, Salvador  (Secretaria de Mobilidade);

SMU, São José dos Campos (Secretaria de Mobilidade Urbana);

Settra, Juiz de Fora (Secretaria de Transportes e Trânsito);

SPTRANS, São Paulo (São Paulo Transporte);

Settran, Uberlândia (Secretaria de Trânsito e Transportes).

 

 

Gustavo Roth

Taís Dimer Dihl