EPTC faz duas novas escoltas de órgãos para transplantes
Batedores motociclistas da Coordenação de Operações Especiais (COE) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) fizeram duas novas escoltas, nesta terça-feira, 28, para o traslado de um coração e um fígado para transplantes em Porto Alegre. Os dois órgãos são do mesmo doador, da cidade de Lajeado.
A equipe foi acionada às 5h. O coração foi trazido à Capital de helicóptero e entregue no Aeroporto Internacional Salgado Filho. De lá, os agentes motociclistas da EPTC percorreram um trajeto de apenas 13 minutos até o Instituto de Cardiologia, para onde o órgão foi transportado em um táxi. A escolta passou pelas avenida Sertório, Terceira Perimetral e avenidas Ipiranga e Princesa Isabel.
Para o transporte do fígado, os agentes percorreram a descida da BR-448 e seguiram pela Freeway, avenida Castelo Branco, Túnel da Conceição, rua Sarmento Leite, avenida Osvaldo Aranha e rua Ramiro Barcelos, para chegar ao Hospital de Clínicas. O percurso teve duração também de 13 minutos.
A EPTC designou quatro agentes motociclistas e uma viatura para garantir a segurança no traslado, em mais uma operação com o objetivo de salvar vidas. "Esta é a missão número um da EPTC, e fazer as escoltas para garantir segurança e agilidade no transporte de órgãos é um dos desafios para atingi-la”, diz Fabio Berwanger Juliano, diretor-presidente da empresa.
Durante o ano de 2019, a EPTC realizou escoltas de 19 órgãos a hospitais de Porto Alegre para transplantes, além do traslado de um paciente receptor.
Fabiana Kloeckner