EPTC faz novas ações pela segurança de condutores e pedestres

29/07/2019 08:32

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) programou um conjunto de novas ações preventivas para uma maior segurança de condutores e pedestres no dia a dia da circulação. As atividades começam na segunda-feira, 29, Dia do Motoboy, das 9h às 10h, no estacionamento de motos da rua Gen. Câmara, com abordagens educativas e distribuição de material de orientação para uma circulação com menos riscos de acidentes. Ainda na segunda-feira, os agentes da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da EPTC realizarão palestras para alunos do Centro de Formação de Condutores ABC (avenida Cavalhada, 3.560), das 10h às 11h; e no CFC Vitória (av. Protásio Alves, 4.596), das 14h30 às 15h30.

Para terça-feira, 30, está programada uma atividade na Escola Girafinha Travessa (rua da República nº 384), das 14h às 15h. A programação segue quarta-feira, 31, com palestra no CFC Aliança (av. Assis Brasil, nº 1.726), das 10h às 11h. No sábado, 3, das 9h às 10h, os agentes da CEM realizarão abordagens e distribuição de material educativo direcionados aos pedestres, com foco principal na travessia segura, na av. Assis Brasil, Estação Cristo Redentor.

Dados - De acordo com levantamento estatístico da Coordenação de Indicadores e Engenharia de Tráfego, no primeiro semestre de 2019 ocorreram 40 mortes no trânsito da Capital, entre eles 15 motociclistas e 17 pedestres, vítimas de atropelamentos, sendo 12 pessoas com mais de 60 anos. Pedestres e motociclistas representam 85% das vítimas fatais no trânsito de Porto Alegre.

Fatores - De acordo com o Programa Vida no Trânsito, estudos desenvolvidos entre EPTC, Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Detran, os principais fatores de risco causadores de acidentes são os seguintes: velocidade excessiva ou inadequada, alcoolemia positiva, condutor sem habilitação e avanço de sinal. Em 23% dos acidentes fatais envolvendo motos havia um condutor sem CNH.

 

Claudio Furtado

Taís Dimer Dihl